RSS

segunda-feira, 7 de maio de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 07: Quanto Vale um Diploma?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem dos objetivos da aula, que estão contidos na lição.

- Distribuam para os alunos um papel contendo as seguintes perguntas:
Que horas você acorda?
Que horas você vai e volta da escola?
Quanto tempo está reservado para o estudo?
Que horas você vai dormir?
Quanto tempo você passa na internet?
Deem um tempo de 5 minutos para responder e peçam para que guardem.  Falem que depois será usado em um momento posterior da aula.

- Agora, realizem uma leitura pontuada do tópico da lição “Quanto vale um diploma?” (página 52).
Vocês sabem o que é uma leitura pontuada? É uma leitura com pausa a cada sinal de pontuação. Algumas informações de como realizá-la:
. Indiquem quem inicia a leitura e a apontem a ordem sequencial de cada aluno, isto é, sempre do lado direito de quem está lendo.
. Falem: Você vai ler e quando encontrar um dos sinais de pontuação (? , . !), você para e o colega ao lado(direito) começa e para quando  encontrar outro ponto, e assim por diante até terminar o texto.
. Se alguém errar, a leitura é reiniciada do começo do texto.
. Para finalizar, realizem uma leitura completa sem interrupções.
Observações:
. A leitura torna-se engraçada porque a tendência da pessoa é continuar lendo, mas é corrigido pelos colegas e tudo começa do zero (do inicio do texto).
. A leitura também pode se tornar tensa, por causar do medo de errar. 

- Em seguida, perguntem: Dessa leitura pontuada, o que podemos aprender?
Aguardem as respostas.
Possíveis respostas: estímulo a atenção; momento de parar ou continuar, observando as regras; realização do trabalho em equipe.

- Continuem, perguntando: O que isto tem a ver com o tema aula?
. Estar atento às necessidades do mercado.
. Ter disciplina para estudar, organizando seu tempo.
. A importância do trabalho em equipe no mercado de trabalho.
. A mensagem do texto lido: Estudar para ingressar no mercado de trabalho.

- Agora, apresentem para os alunos algumas orientações sobre “Hábitos de Estudo”(postado abaixo). Entreguem para cada aluno uma cópia do texto e leiam com eles, apenas os itens 01, 02 e 03. Os demais pontos devem ser lidos em casa.

- Peçam aos alunos para refletir sobre o que leram, analisando as respostas dadas por eles no início da aula. Depois, enfatizem a necessidade de hábitos de estudo ao preparar-se para ingressar no mercado de trabalho.

- Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa.

Quando vocês falarem sobre os cursos técnicos, apontem quais as escolas que eles podem encontrar na sua cidade, que oferecem cursos de nível médio.
Se possível, levem para classe alguém que fez um curso técnico, para que fale sobre sua inserção no mercado de trabalho, estágio durante o curso etc.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Hábitos de Estudo
Onde estudar? Não sabe como se organizar?
As respostas estão neste artigo. Confira!

1 -Onde estudar?

- Estude em um lugar silencioso, livre de ruídos e trânsito de pessoas;
- O melhor lugar para o estudo é a mesa ou escrivaninha;
- O local deve ser bem iluminado;
- Deixe perto de você tudo o que vai precisar: lápis, caneta, livros;
- O dicionário deve ser utilizado para esclarecer o significado das palavras.

2 - Como organizar seu estudo.

- Estabeleça um horário diário para o estudo;
- Planeje cuidadosamente o que vai estudar no dia e siga seu plano;

- Estude as matérias no dia da explicação do professor;
- Evite, quanto possível, estudar à noite;
- Arrume o que vai levar para o colégio, assim que terminar os deveres de casa;
- Preste toda atenção possível. Afaste-se de tudo que o(a) distrai;
- Concentre-se nos assuntos e no professor. Se aproveitar bem a aula, não precisará estudar tanto depois;
- Escreva as idéias principais do que foi discutido em sala, com suas próprias palavras;
- Chegue na aula pontualmente para não perder as instruções do professor.
- Só falte às aulas em caso de grande necessidade.

3 -  Dicas de estudo.

- Ler e sublinhar as idéias principais;
- Fazer leitura em voz alta, com a dicção e entonação correta;
- Resumir os textos lidos;
- Fazer pesquisas em vários livros, jornais, revistas, Atlas, etc;
- Fazer esquemas, gráficos e desenhos;
- Elaborar fichário com os resumos feitos;
- Fazer os exercícios sem consultar o livro texto, corrigindo-os em seguida mediante o uso do mesmo;
- Elaborar questionários e responder para si mesmo;
- Faça um mural com o horário das aulas, as datas das avaliações, entregas de trabalho e atividades extras;
- Após terminar cada tarefa, levantar, fazer um alongamento, respirar fundo e retomar as atividades.

4 - Como estudar Português.

Interpretação de texto:

- Leia a primeira vez para conhecer o conteúdo;
- Releia, lentamente, parágrafo por parágrafo;
- Grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário;
- Sintetize, oralmente, o que leu;
- Responda às perguntas porventura existentes no final do texto.

Escrita:

- Escreva com capricho: escrever corretamente é TREINO e HÁBITO;
- Ordene corretamente os exercícios de todas as disciplinas,
- Faça-se compreender por meio de dois elementos fundamentais: a sua escrita e a sua leitura; portanto, quando for escrever ou falar, lembre-se: só você sabe o que quer dizer!

Redação:

- Leia bastante, pois assim escreverá com facilidade;
- Organize seu pensamento e esquematize o assunto, observando início, desenvolvimento e conclusão, partindo de "palavras-chave";
- Cuide dos parágrafos, margens, uso de letras maiúsculas, pontuação;
- Aplique as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever;
- Não rasure o trabalho;
- Releia a redação antes de passá-la a limpo e antes de entregá-la ao professor.

Gramática:

- Leia, atentamente, o enunciado para não fugir ao que é pedido;
- Faça os exercícios na aula, solicitando ajuda do professor sempre que precisar;
- Corrija tanto os exercícios realizados em casa, como os feitos em sala, para que estejam todos certos, seja no caderno ou no livro;
- Faça o maior número de exercícios;
- Transcreva, no caderno, os exercícios do livro, que tenham um espaço muito pequeno para resposta;
- Organize suas tarefas com capricho.

5 - Como estudar Matemática.

- Faça os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor, sempre que precisar;
- Corrija os exercícios para que estejam todos corretos em seu caderno ou livro;
- Use um rascunho para fazer as operações;
- Organize seus cálculos com capricho;
- Faça o maior número possível de exercícios;
- Faça os exemplos do livro no caderno;
- Resolva as expressões por partes e lembre-se de substituir os resultados parciais, rever tabuadas e regras de sinais;
- Com relação aos PROBLEMAS, faça o seguinte;
leia-os, com atenção, até entendê-los perfeitamente;
encontre a ligação entre o que é dado e o que se pede;
planeje a solução dos problemas através de: esquemas, perguntas, fórmulas, etc.;
analise, detalhadamente, se suas anotações estão certas;
efetue os cálculos com a máxima atenção;
verifique o resultado, procurando interpretá-lo;
se não chegou ao resultado esperado, recomece o exercício com calma;
busque diferentes caminhos para a solução dos problemas;
não se dê por vencido até encontrar a resposta certa.

6 - Como estudar Ciências.

- Releia o texto e grife (sublinhe) as idéias principais;
- Observe os detalhes das ilustrações e desenhos;
- Tente fazer as experiências que o texto propõe;
- Pesquise sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula;
- Esquematize tudo o que você estudou;
-Tente explicar, com suas palavras, o que leu, estudou ou experimentou.

7 - Como estudar História e Geografia.

- Interprete cada parágrafo e grife as idéias principais;
- Procure, no dicionário, as palavras que você desconhece;
- Faça esquemas dos conteúdos vistos;
- Procure compreender as relações de tempo (cronologia, data e espaço local), para melhorar a orientação do seu estudo;
- Utilize mapas na hora do estudo;
- Tente explicar com as suas palavras o que leu ou o que ouviu;
– Elabore seu resumo.

8. Como estudar Inglês.

- Repita a palavra ou o texto inúmeras vezes, até que as palavras lhe sejam familiares;
- Procure usar o dicionário, para conhecer o significado das palavras;
- Procure pensar algumas palavras ou frases em Inglês;
- Leia alto e, se possível, use um gravador para ouvir sua pronúncia;
- Esteja atento(a) para: leitura, escrita - ortografia, pronúncia e conversação;
- Sempre que possível, fale com outras pessoas em Inglês (professores, colegas e familiares);
- Faça anotações em sala de aula;
- Faça todos os exercícios por escrito;
- Ouça músicas em Inglês e procure entender a mensagem.

9. Como proceder nas avaliações.

- Concentre-se no que vai fazer, mas sem ansiedade;
- Leia com atenção todas as instruções;
- Inicie realizando as questões que você considera mais fáceis, depois as médias e, finalmente as mais difíceis;
- Não tenha pressa de acabar. Use calmamente todo o tempo disponível;
- Se possível, não deixe nenhuma questão sem resposta;
- Releia a avaliação antes de entregá-la;
- Evite "cola", pois ela não prepara profissionais competentes.

0 comentários: