Jovens e Adultos - As Sete Cartas do Apocalipse
Lição 09: Laodiceia, uma Igreja Morna
Lição 09: Laodiceia, uma Igreja Morna
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes
sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a
semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem
falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com
seus alunos.
- Falem que a lição será sobre a carta dirigida a igreja de Laodiceia, a
sétima e última carta.
- Mostrem no mapa, a localização desta cidade. Apresentem características
de Laodiceia no aspecto econômico, político, cultural e religioso.
- Quanto à fundação da igreja, falem que provavelmente foi fundada pelo
Apóstolo Paulo. Leiam Atos 19.10.
- Em seguida, leiam a carta, que se encontra em Apocalipse 3. 14 a 22.
- Organizem as ideias contidas na carta, separando-as, conforme a tabela
abaixo, dessa forma a apresentação do conteúdo torna-se mais didática.
Característica(s)
Positiva(s)
|
Característica(s) Negativa(s)
|
Advertência(s)
|
Observação 1: A coluna referente as características positivas ficará
vazia, pois esta igreja não foi elogiada.
Observação
2: Vejam algumas informações importantes que podem facilitar o entendimento
sobre a a carta quando refere-se ao uso do colírio e também a alusão as águas
mornas:
“Outro
destaque da cidade era que nela se situava uma das maiores escolas de medicina
do mundo antigo. Sua fama se dava pela cura de olhos realizadas no local a
partir de um colírio à base de alume ou sulfato que existia na região. O que
fazia que ela fosse visitada por pessoas de todo império para tratar com seus
médicos.
É que
como foi dito anteriormente, por ser rica em sulfato do qual se fabricava o
colírio bom para as vistas, este mesmo produto contaminava seus lençóis
freáticos tornando a água de suas fontes salobra. E por ser também uma região
vulcânica estas mesmas águas eram aquecidas tornando-se mornas e inapropriadas
ao consumo.
Os
leitores originais desta Revelação sabiam disto e mais facilmente podiam
aplicar o ensinamento em suas vidas” (Dados da Internet).
- Em
seguida, leiam o texto “O Muro”, que
possibilitará a reflexão da necessidade de um posicionamento, não permanecendo
em cima do muro, nem morno!
- Trabalhem os pontos levantados na lição, de forma participativa e
procurem contextualizar este tema com a vida do seu aluno e com o momento atual
da igreja.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Termômetro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Professoras e professores de Adolescentes e Juvenis, vocês podem
encontrar orientações pedagógicas no Blog Atitude de Aprendiz.
Professoras e professores do Discipulado, vocês encontram orientações
pedagógicas no Blog Atitude de Aprendiz, no marcador “Subsídio Pedagógico
Discipulado I e II”.
0 comentários:
Postar um comentário