RSS

segunda-feira, 21 de maio de 2012


Jovens e Adultos - As Sete Cartas do Apocalipse
Lição 09: Laodiceia, uma Igreja Morna

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem que a lição será sobre a carta dirigida a igreja de Laodiceia, a sétima e última carta.

- Mostrem no mapa, a localização desta cidade. Apresentem características de Laodiceia no aspecto econômico, político, cultural e religioso.

- Quanto à fundação da igreja, falem que provavelmente foi fundada pelo Apóstolo Paulo. Leiam Atos 19.10.

- Em seguida, leiam a carta, que se encontra em Apocalipse 3. 14 a 22.

- Organizem as ideias contidas na carta, separando-as, conforme a tabela abaixo, dessa forma a apresentação do conteúdo torna-se mais didática.

Característica(s) Positiva(s)
Característica(s)  Negativa(s)
Advertência(s)




Observação 1: A coluna referente as características positivas ficará vazia, pois esta igreja não foi elogiada.

Observação 2: Vejam algumas informações importantes que podem facilitar o entendimento sobre a a carta quando refere-se ao uso do colírio e também a alusão as águas mornas:

“Outro destaque da cidade era que nela se situava uma das maiores escolas de medicina do mundo antigo. Sua fama se dava pela cura de olhos realizadas no local a partir de um colírio à base de alume ou sulfato que existia na região. O que fazia que ela fosse visitada por pessoas de todo império para tratar com seus médicos.
É que como foi dito anteriormente, por ser rica em sulfato do qual se fabricava o colírio bom para as vistas, este mesmo produto contaminava seus lençóis freáticos tornando a água de suas fontes salobra. E por ser também uma região vulcânica estas mesmas águas eram aquecidas tornando-se mornas e inapropriadas ao consumo.
Os leitores originais desta Revelação sabiam disto e mais facilmente podiam aplicar o ensinamento em suas vidas” (Dados da Internet).

- Em seguida, leiam o texto “O Muro”, que possibilitará a reflexão da necessidade de um posicionamento, não permanecendo em cima do muro, nem morno!

- Trabalhem os pontos levantados na lição, de forma participativa e procurem contextualizar este tema com a vida do seu aluno e com o momento atual da igreja.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Termômetro”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Professoras e professores de Adolescentes e Juvenis, vocês podem encontrar orientações pedagógicas no Blog Atitude de Aprendiz.
Professoras e professores do Discipulado, vocês encontram orientações pedagógicas no Blog Atitude de Aprendiz, no marcador “Subsídio Pedagógico Discipulado I e II”.

0 comentários: