RSS

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Adultos: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para uma sociedade em constante mudança
Lição 04: Não Farás Imagem de Escultura

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Iniciem utilizando a dinâmica “Idolatria não”.
- Depois, apresentem o título da lição: Não Farás Imagem de Escultura.
- Falem que esta expressão se refere ao 2º. Mandamento e peçam para que os alunos leiam sobre isto no livro do Êxodo 20.4.
- Depois, falem sobre os pontos levantados na lição, procurando sempre a participação dos alunos.
- Para finalizar a aula, perguntem:
Vocês, antes da conversão, tinham devoção a um “santo”, participavam de romarias, pagavam promessas e o que lhes motivava a proceder assim?
Oportunizem a 03 alunos, no máximo, para que falem de forma objetiva sobre esta vivência.
Solicitem a turma para que observem o que os colegas falam.
- Perguntem aos mesmos alunos:
Agora, há necessidade de uma imagem ou outro objeto para que vocês adorem a Deus? Por quê?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, leiam:
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”(João 4:24).
“Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;
Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”(Deuteronômio 4:15-19).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Idolatria não!
Objetivo: Introduzir o tema da aula sobre idolatria.
Material:
Retratos dos alunos do RG ou Carteira de motorista
Procedimento:
- Peçam a alguns alunos para apresentar uma foto deles, que pode ser do RG ou da Carteira de Motorista.
- Recolham estes documentos.
- Comecem a mostrar para turma a foto de cada aluno e perguntem de quem é.
Os alunos que apresentaram as fotos devem permanecer calados.
Certamente os demais colegas vão identificar as fotos falando que é de fulano, de beltrano...
- Agora, perguntem:
O que levou vocês a relacionarem as fotos com as pessoas?
Certamente vão responder que a foto retrata a imagem da pessoa.
- Agora, observem esta situação:
Se um aluno não viesse para a Escola Dominical e mandasse uma foto ou um objeto que lembra ele, isto representaria a pessoa? Ele estaria presente na EBD?
Certamente os alunos vão responder negativamente.
- Agora, reflitam com os alunos:
Na 1ª situação, há um ser material – a pessoa humana, que pode ser retratada. Mas, como podemos ter uma imagem ou uma escultura que retrate Deus, sendo Ele espírito?
Qual a necessidade de uma foto, uma escultura ou qualquer outro objeto para representar Deus?
Uma foto ou objeto de uma pessoa não a representa, imaginem Deus ser representando e idolatrado através de objeto de culto.
- Falem: É sobre a proibição da idolatria de acordo com a Bíblia o tema da aula de hoje.

Por Sulamita Macedo.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelas dinâmicas aqui expostas, tem sido de muito proveito para nossa igreja. Deus continue te abençoando ricamente!

Sulamita disse...

Diomedes Alves, muito obrigada pela visita ao blog. Fico feliz ao saber que as sugestões deste blog têm sido proveitosas na EBD de sua igreja.

Faça bom proveito e volte sempre!

Divanilda disse...

Dou graças a Deus por sua vida...pois ...aqui podemos ver a sabedoria de Deus...para usá-la...para nos ajudar a levar um aluno a entender a lição através dessas Dinâmicas...Obrigado por compartilhar..o que Deus te deu....bjs....

Sulamita disse...

Divanilda, muito obrigada por sua visita ao blog. Fico feliz ao saber que este blog tem contribuído com o aprendizado da lição, ao apresentar sugestões que levam o aluno a compreender o estudo do tema.

Volte sempre e faça bom proveito!