RSS

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

 Dinâmica: Festa de Casamento
Objetivo: Ilustrar e refletir sobre a preparação para a vinda de Jesus, o noivo, através da parábola das 10 Virgens
Material:
10 velas
05 caixas de palito de fósforos
05 caixas de palitos de fósforo vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Após a leitura da parábola das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma
festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.
- Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.
- Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e menina) e os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.
- Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para as “moças” prudentes.Da mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos vazia para as “moças” imprudentes.
- Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a cabeça dela.- Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.
- Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.Quando ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto: Lá vem o noivo.Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.- Para concluir, falem que nesta parábola há uma advertência para que estejamos preparados para a chegada o noivo, Jesus.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: