Dinâmica:
Tempo para todas as coisas
Objetivo: Oportunizar
reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano, trabalho,
estudo, descanso, família, lazer, devocional e Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa
revestida com papel liso(sem estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que
representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso, família, lazer,
devocional, culto.
Procedimento:
- Então, convidem um aluno
para participar da atividade e entreguem para ele a caixa de sapatos.
- Apresentem para os alunos
a caixa de sapatos com tampa e falem que ela representará o lugar e o tempo das
nossas ocupações.
- Agora, peçam para que abra
a caixa. Nela, ele vai encontrar apenas uma figura de relógio colada na parte
de dentro da tampa.
- Falem: O nosso tempo está
muito cheio de tarefas de mais diversas formas. Chegamos até a dizer que o
tempo está curto e deixamos de realizar algumas atividades.
- Vejamos o que a Bíblia diz:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do
céu”(Eclesiastes 3:1).
- Falem: Mas, a caixa está
vazia!
Então peçam para que o aluno
preencha a caixa das ocupações.
- Orientem o aluno para
colocar dentro da caixa as figuras que podem representar as tarefas que realiza
durante a semana.
- Depois disto, separem
junto com o aluno as tarefas que tomam mais tempo daquelas destinadas ao
descanso, família, lazer, devocional, cultos.
- Deixem dentro da caixa,
onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
- Fechem a caixa e falem:
Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as figuras que representam as
atividades que demandam menos tempo.
- Perguntem: Por que estas
atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos
esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor,
representando menos tempo, mas não são menos importantes.
. Porque deve ser entendido
como algo que não deve faltar, pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
- Caso o aluno não tenha
escolhido figuras que representem tempo para o descanso ou lazer, orientem-no
para repensar e tomar iniciativa de promover momentos para os fins citados,
tendo em vista que isto promove seu bem estar físico, social e mental,
proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização Mundial de Saúde),
saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não
simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
- Para concluir, falem
estudamos nesta aula, sobre um dia descanso – o sábado, para os judeus, exigido
por Deus. Notamos o cuidado divino com o seu povo. Nós também devemos buscar
momentos de lazer com família e de adoração ao Senhor no dia da semana que for
mais conveniente.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário