RSS

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dinâmica: Tempo para todas as coisas

Objetivo: Oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano, trabalho, estudo, descanso, família, lazer, devocional e Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem estampas).

01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso, família, lazer, devocional, culto.
Procedimento:
- Então, convidem um aluno para participar da atividade e entreguem para ele a  caixa de sapatos.
- Apresentem para os alunos a caixa de sapatos com tampa e falem que ela representará o lugar e o tempo das nossas ocupações.
- Agora, peçam para que abra a caixa. Nela, ele vai encontrar apenas uma figura de relógio colada na parte de dentro da tampa.
- Falem: O nosso tempo está muito cheio de tarefas de mais diversas formas. Chegamos até a dizer que o tempo está curto e deixamos de realizar algumas atividades.
- Vejamos o que a Bíblia diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”(Eclesiastes 3:1).
- Falem: Mas, a caixa está vazia!
Então peçam para que o aluno preencha a caixa das ocupações.
- Orientem o aluno para colocar dentro da caixa as figuras que podem representar as tarefas que realiza durante a semana.
- Depois disto, separem junto com o aluno as tarefas que tomam mais tempo daquelas destinadas ao descanso, família, lazer, devocional, cultos.
- Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
- Fechem a caixa e falem: Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as figuras que representam as atividades que demandam menos tempo.
- Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas não são menos importantes.
. Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar, pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
- Caso o aluno não tenha escolhido figuras que representem tempo para o descanso ou lazer, orientem-no para repensar e tomar iniciativa de promover momentos para os fins citados, tendo em vista que isto promove seu bem estar físico, social e mental, proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização Mundial de Saúde), saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
- Para concluir, falem estudamos nesta aula, sobre um dia descanso – o sábado, para os judeus, exigido por Deus. Notamos o cuidado divino com o seu povo. Nós também devemos buscar momentos de lazer com família e de adoração ao Senhor no dia da semana que for mais conveniente.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: