Lição
08: Nossa Luta não É contra Carne e Sangue
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina:
Nossa
Luta não É contra Carne e Sangue.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica
“Revesti-vos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Revesti-vos
Objetivo:
Concluir o estudo sobre o revestimento da força de Deus na vida do Cristão
contra as investidas do Diabo.
Material:
01
cabide
01
blazer ou paletó
Alfinetes
Frase
para digitar: Armadura de Deus, Força do poder de Deus
Procedimento:
-
Falem: Estudamos que o cristão não pode com suas próprias forças contra as
astutas ciladas do inimigo. Mas, precisa depender do Senhor.
-
Depois, leiam:
“No
demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos
de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas
ciladas do diabo”(Efésios 6:10,11).
-
Em seguida, falem: Observaram que no versículo 11 há o verbo revestir?
O
que é revestir?
Normalmente,
a primeira ideia é de vestir-se novamente. Mas, há também o significado de
vestir-se de algo, como por exemplo de poder e fazer uso dele.
-
Agora, apresentem o blazer pendurado num cabide com as palavras(descritas no
item material) fixadas nele(não usem cola, nem grampeador, porém usem
alfinetes).
Peçam
para que os alunos leiam as frases fixadas nele.
-
Falem: Esta peça de roupa precisa ser utilizada, pois neste cabide não fará
efeito algo na vida de alguém, se não tiver sobre si.
-
Peçam para que um aluno vista a peça de roupa e falem:
Isto
é apenas uma representação, mas o cristão deve se revestir de fato dos recursos
espirituais divinos que estão à disposição diante das astutas ciladas do
inimigo.
-
Para concluir, falem: Esta é uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário