Lição
09: A Proteção no deserto
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A Proteção no deserto.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Proteção
24 horas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Proteção 24 horas
Objetivo:
Refletir sobre a proteção humana e a segurança que somente encontramos em Deus.
Material:
Figuras
de fortalezas e torres(faróis).
Procedimento:
-
Após trabalhar o que trata Zc 2. 4 e 5(ausência de muro ao redor da cidade e a
glória de Deus como um muro de fogo) falem que historicamente as cidades tinham
muros que serviam de proteção para o povo contra os ataques dos inimigos.
-
Falem para os alunos sobre o cuidado que temos com a proteção tanto pessoal
como do patrimônio que temos. Acrescentem também a falta de segurança que
vivenciamos atualmente com o aumento da violência social.
-
Depois, perguntem: O que nos protege da insegurança que vivenciamos?
Aguardem
as respostas. Certamente, alguns confirmarão que somente possuem a proteção
divina, outros, além desta, vão falar de segurança eletrônica e/ou armada,
atenção ao que acontece ao redor etc
-
Apresentem algumas figuras de fortalezas e torres que sua cidade possui ou
mesmo de outros lugares.
Falem
sobre a construção de fortalezas em localização estratégica nas cidades
litorâneas que serviram para promover segurança. Além disso, falem sobre as
torres que possuem faróis que serviam e servem até hoje para orientar a
navegação à noite, promovendo também segurança para os navegantes.
-
Agora, leiam:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl
46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”
Perguntem:
Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?
Espera-se
que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus
e o nome do Senhor!
-
Falem: Temos uma torre forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através
de Sua palavra que é luz para nosso caminho.
-
Depois, perguntem se há algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando
se sentir amparado.
Certamente,
haverá.
Então,
peçam para que a turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para
que os alunos deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para
que se sintam fortalecidos pelo cuidado
e proteção dos colegas.
Depois,
façam uma oração pelos que estão dentro do círculo, para que sintam segurança e
proteção 24 horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.
-
Para concluir, leiam conjuntamente:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl
46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário