Adultos - O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo
Lição 07: Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Cultuando
a Deus com Liberdade e Reverência.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva
ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do
professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui!
- Para ilustrar o item III,
utilizem a dinâmica “Primeiro as primeiras coisas”.
Lembram-se daquela proposta
que fiz na lição 01?
“Perguntar: Quem é o Espírito
Santo?
Anotar todas as respostas numa
folha de papel madeira ou cartolina e reservar.
Falar que ao longo desta aula
e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito
Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo”.
Agora, pequem a folha de papel
madeira e peçam para que os alunos citem o que aprenderam com a lição 07,
utilizando frases curtas e/ou palavras.
Tenho certeza de que será
muito produtivo.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Primeiro as
primeiras coisas
Objetivos:
Ilustrar a importância das
prioridades na liturgia do culto.
Refletir sobre as prioridades
nas nossas vidas.
- 02 vasos transparentes de
tamanho pequeno ou médio
- Aproximadamente ½ kg de
arroz cru
- 04 bombons tipo serenata de
amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Procedimento:
- Perguntem: Quais as partes
principais do culto?
Para cada resposta certa,
vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de
quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a
borda do vaso.
- Falem: Este vaso representa
a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais do culto.
- Apresentem o arroz e
perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso
que tem os bombons dentro).
Coloquem, com cuidado, o arroz
até a borda.
Agora falem: esta parte de
arroz representa as outras partes do culto, além daquelas já apontadas como
prioridades.
Leiam I Co 14.40: “Mas faça-se
tudo decentemente e com ordem”.
- Agora, faça o processo
inverso.
Peguem o outro vaso, coloquem
o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento
anterior.
O que aconteceu? Por que os
bombons não cabem totalmente no vaso?
Falem: O arroz colocado em
primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente
os cânticos), ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem
espaço.
- Concluam falando sobre a
importância do que é prioritário na liturgia do culto.
- Reflitam, ainda, com os
alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas.
O que temos como prioridade?
Leiam Mt 6.33: “Mas buscai
primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão
acrescentadas”.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário