Juvenis – Igreja, o corpo de Cristo
Lição 09: A igreja em missões urbanas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Igreja em Missões Urbanas.
- Iniciem o estudo da lição, lendo Mc 16.15: “Ide por todo o
mundo, pregai o evangelho a toda a criatura”.
- Falem sobre o que é “missão” e que todos precisam se
envolver com este trabalho.
- Em seguida, coloquem no quadro estas palavras:
Missão Urbana
Missão Nacional
Missão Transcultural
Falem sobre cada uma, apresentando exemplos concretos da
própria igreja que frequentam.
Se possível, levem para a classe o coordenador de missões da
igreja para que ele repasse informações sobre este departamento.
- Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma
participativa, objetiva e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Para concluir aula, utilizem a dinâmica “Vestindo a Camisa”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vestindo a Camisa
Objetivo:
Refletir sobre o compromisso com a evangelização e missões.
01 folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
- Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a
técnica da dobradura (aquela que fazíamos costumeiramente quando criança,
lembram?).
Aguardem que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram
de como fazer.
- Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do
Reino de Deus. Temos Jesus como nosso guia. Temos também a responsabilidade
individual de transmitir os valores do Reino de Deus, através da propagação do
evangelho.
- Falem: Fazer este trabalho de evangelização local, nacional
ou transcultural, alguns aceitam ou rejeitam, ou perseguem, trazendo momentos
de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar, não alcançando o objetivo
proposto.
- À medida que vocês falarem nas dificuldades, vocês retiram
a extremidade da direita e da esquerda do barco, rasgando as duas pontas.
Depois, retirem também a extremidade da vela.
- Continuem falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos
porque Cristo está conosco.
- Leiam Mt 8. 24 a 27.
- Falem: Apesar das
avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso
socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, decidimos “Vestir
a Camisa” do Reino de Deus.
- Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?
Certamente as respostas terão o seguinte teor: ter
compromisso, apresentar dedicação, estar motivado.
- Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco.
O que eles verão? Uma camisa!
A folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha
completamente!
- Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto
significa está comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino e a
propagação do evangelho.
- Perguntem: Estamos realmente vestindo a “Camisa do Reino”?
Ideia original de transformar a dobradura do barco em camisa:
desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário