Pré-adolescentes - Família e Relacionamentos
Lição 07: Cumprindo minhas tarefas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Cumprindo minhas tarefas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Tempo para todas as
coisas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tempo para todas as coisas
Objetivo: Oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para as
atividades do cotidiano, trabalho, estudo, descanso, família, lazer, devocional
e Igreja.
01 caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem
estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que representem: trabalho, estudo, ocupações
diversas, descanso, família, lazer, devocional, culto.
Procedimento:
- Convidem um aluno para participar da atividade e entreguem
para ele a caixa de sapatos.
- Apresentem para os alunos a caixa de sapatos com tampa e
falem que ela representará o lugar e o tempo das nossas ocupações.
- Agora, peçam para que abra a caixa. Nela, ele vai encontrar
apenas uma figura de relógio colada na parte de dentro da tampa.
- Falem: O nosso tempo está muito cheio de tarefas de mais
diversas formas. Chegamos até a dizer que o tempo está curto e deixamos de
realizar algumas atividades.
- Vejamos o que a Bíblia diz: “Tudo tem o seu tempo
determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”(Eclesiastes 3:1).
- Falem: Mas, a caixa está vazia!
Então peçam para que o aluno preencha a caixa das ocupações.
- Orientem o aluno para colocar dentro da caixa as figuras
que podem representar as tarefas que realiza durante a semana.
- Depois disto, separem junto com o aluno as tarefas que
tomam mais tempo daquelas destinadas ao descanso, família, lazer, devocional,
cultos.
- Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que
demandam mais tempo.
- Fechem a caixa e falem: Agora vamos colar na tampa (na
parte de fora) as figuras que representam as atividades que demandam menos
tempo.
- Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e
coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e
“fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas
não são menos importantes.
. Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar,
pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
- Para finalizar, leiam Eclesiastes 3:1:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o
propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário