RSS

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Adultos: A Carreira que Nos Está Proposta - O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu

Lição 11: A Realidade Bíblica do Inferno

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Realidade Bíblica do Inferno. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para dar continuidade a aula, apliquem a dinâmica “Hades”, que oportunizará a participação dos alunos antes e durante a aula, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem sobre o tema “A realidade bíblica do inferno” e os falsos ensinos.

Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Hades

Objetivo:

Oportunizar a participação dos alunos antes e durante a aula, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem sobre o tema “A realidade bíblica do inferno” e os falsos ensinos.

Material:

Notebook, tablet ou celular dos alunos

Registro escrito ou digitado da pesquisa

Procedimento:

Dias antes da aula:

Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, orientem os alunos para:

Primeiro, realizar a leitura da lição por completo

Depois, fazer apontamentos sobre as seguintes situações expostas na lição:

O Pensamento humano a respeito do inferno(item 1 da lição)

A doutrina bíblica do inferno(item 3 da lição)

Os alunos também podem realizar a pesquisa na internet e levar as informações escritas no próximo domingo.

No dia da aula:

- Após a introdução da lição, organizem os alunos em círculo.

- Peçam para que os alunos falem de forma objetiva o que pesquisaram quanto as questões propostas acima citadas.

- Escutem atentamente o que os alunos falam.

- À medida que eles falam, vocês vão pontuando, no quadro, palavras ou expressões para chamar atenção sobre os 02 pontos de vista sobre o inferno: os falsos ensinos e a doutrina bíblica do inferno.

- Para concluir, enfatizem que o inferno é real, lugar eterno para aqueles que se rebelaram contra Deus e sua palavra. O caminho da vida cristã tem como alvo o céu. Não deixe que nada lhe embarace e desvirtue seus passos.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: