RSS

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 13: A Realidade Bíblica de uma Fé Que faz a Diferença

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Realidade Bíblica de uma Fé Que faz a Diferença. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para introduzir estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “A fé que faz a diferença”.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A fé que faz a diferença

Objetivos:

Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.

Enfatizar que através da salvação, a pessoa passar a ter uma vida diferente e que também faz a diferença no meio em que está inserido.

Material:

01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou jaca).

Procedimento:

- Falem sobre o pecado e suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.

- Escolham um aluno e solicitem que fique em pé na frente da turma.

- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.

- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?

Certamente o aluno responderá que está incomodado com o peso que está segurando.

- Falem que há uma solução para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.

- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo agora?

Certamente, ele dirá que está bem melhor, sem carregar um fardo.

Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.

- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.

- Enfatizem que Jesus nos concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, confessar suas culpas através da oração e abandonar o pecado.

- Afirmem que depois da conversão, o ser humano passar a ter uma vida diferente e que também faz a diferença no meio em que trabalha, onde estuda, no cuidado com a natureza etc.

- Para concluir, falem que é sobre a fé que faz a diferença o tema da aula de hoje.

Ideia original desconhecida.

Esta versão por Sulamita Macedo.

0 comentários: