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segunda-feira, 10 de junho de 2024

Juvenis - Conhecendo os Livros dos Profetas

Lição 11: Sofonias e Ageu

Professoras e professores, observem estas orientações:      

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Sofonias e Ageu. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o item 1, utilizem a dinâmicaO que o futuro reserva para mim?” e para o item 2 a dinâmica “Prioridades”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O que o futuro reserva para mim? 

Objetivo:

Contextualizar o julgamento inevitável anunciado pelo profeta Sofonias para o povo, que havia se desviado dos ensinamentos do Senhor, procurando formas de consulta e adoração em fontes pagãs.

Refletir sobre a vida cristã pautada na Palavra de Deus, tendo o cuidado para não incorporar práticas pagãs, no tempo presente e no futuro.

Material:

01 Bíblia

01 ampulheta ou 01 figura dela

Procedimento:

- No livro do profeta Sofonias, lemos:

“E estenderei a minha mão contra... os que sobre os telhados se curvam ao exército do céu; e os que se inclinam jurando ao Senhor e juram por Malça”(1.4a e 5).

- Falem: Aqui observamos que o povo estava tendo uma prática astrológica e também prestava culto ao Senhor e a Malcã, evidência de sincretismo religioso com o paganismo.

- Falem, ainda: É muito comum hoje também muitas pessoas, até evangélicas, consultarem a astrologia, para obter orientação sobre o futuro, consultando o horóscopo diariamente, acreditando como algo verdadeiro e aceitável para seu futuro, tendo as orientações como guia para suas decisões.

- Agora, solicitem aos alunos que falem sobre a consulta ao horóscopo na época que ainda não eram convertidos: quando e como acontecia e por que faziam esta prática.

Observem as respostas com atenção.

- Perguntem:

Por que muitas pessoas buscam no horóscopo orientação para suas vidas?

Quais os tipos de orientações que são apresentadas?

Onde e a quem o cristão convertido deve consultar sobre sua vida? De que forma?

Aguardem as respostas dos alunos.

- Apresentem a ampulheta. Ela representa aqui o tempo que está passando. Quanto ao futuro que ainda não conhecemos, a palavra de Deus nos dá orientações e informações sobre o tempo que virá.

- Falem: Tenhamos nós o cuidado de obedecer a Deus conforme Sua Palavra, pois quem está ligado em Deus não perde o foco da trajetória cristã e não busca outras fontes de orientação. O futuro reservado para aqueles que obedecem a Deus está assegurado em Sua Palavra.

Sl 1. 1 e 2 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Sl 119. 9 e 11 “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

- Para concluir falem:

Sofonias anunciava o juízo de Deus sobre o povo por causa de seus pecados num futuro próximo, pois o que reservava para eles, devido suas práticas, era o julgamento inevitável anunciado pelo profeta, tendo em vista que haviam se desviado dos ensinamentos do Senhor, procurando formas de consulta e adoração em fontes pagãs.

Com a Bíblia na mão, falem: A Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia confiável, pois através da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus ensinamentos, encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.

Por Sulamita Macedo.

 

Dinâmica: Prioridades

Objetivos:

Contextualizar o que Deus estava requerendo do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a reconstrução do templo.

Ilustrar a importância das prioridades na vida cristã.

Material:

- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.

- Aproximadamente ½ kg de arroz cru, a quantidade depende do tamanho do vaso.

- 04 bombons tipo Serenata de Amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

Procedimento:

Situação 01

- Apresentem 01 vaso transparente e coloquem dentro os bombons, que por serem grandes, representam aquilo que é prioridade.

- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Lembrem-se que a quantidade já deve ter sido testada por você em casa.

Aguardem as respostas. Certamente vão variar, mas a normalmente as pessoas optam pelo não.

- Então, coloquem, com cuidado, o arroz até a borda do vaso.

- Agora falem: Esta parte de arroz representa as coisas menos importantes, por se tratar de vários elementos pequenos.

Situação 02

- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz no vaso(a mesma quantidade da situação 01) e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.

O que aconteceu?

Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?

Os vasos são iguais, a quantidade de arroz e de bombons foi igual a situação anterior. O que modificou?

Observem as respostas.

- Depois, falem:

Na situação 02 temos: O arroz que foi colocado em primeiro lugar representa as coisas que demandam mais tempo, mais atenção, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.

Na situação 01 temos: Os bombons em primeiro lugar representando as prioridades e o restante de espaço cabem todas as outras coisas(o arroz).

- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida cristã, o serviço para o mestre, o compromisso com o Reino de Deus.

- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas.

 O que temos como prioridade?

Estamos acomodados, indiferentes, apresentando desculpas e invertendo prioridades?

- Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

- Concluam, afirmando que Deus estava requerendo do povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a reconstrução do templo.

Leiam: Ag 1. 2 a 6. Depois, reflitam sobre o que aconteceu com o povo quando deram prioridade aos seus negócios em detrimento da obra de Deus.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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