Adolescentes: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
Lição 06: A
convivência em família
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem
se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A convivência em
família, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Regra não é brincadeira”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivos:
Refletir
sobre a necessidade de regras.
Enfatizar
a importância da obediência aos pais.
Material:
Papel
e lápis
-
Dividam a turma em dois grupos.
-
Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras
deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem
um tempo de no máximo 05 minutos.
-
Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as
regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
-
Depois, perguntem:
Havia
alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia
também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o
jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
-
Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições,
também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência
e que nesta lição será estudado sobre os limites, as regras, os direitos e
deveres no âmbito familiar e a obediência aos pais.
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário