Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 06: Quando a ciência se opõe à fé cristã
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Quando a ciência se opõe à fé cristã, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do item I, utilizem a dinâmica
“Bíblia x Ciência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bíblia x Ciência
Objetivos:
Refletir
sobre a importância da Bíblia como algo precioso, que deve ser guardado no
coração e seus ensinamentos colocados em prática.
Reafirmar
que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo contrário
autentica sua mensagem.
01
Bíblia pequena
01
caixa em forma de coração
Observação:
A Bíblia deve caber dentro da caixa.
Procedimento:
Dias
antes da aula: Coloquem a Bíblia dentro da caixa. Realizem esta ação ainda em
casa, para que os alunos não vejam o conteúdo.
Durante a aula:
-
Falem que dentro da caixa há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para
que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não
podem abri-la.
-
Se alguém descobrir, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11:
“Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
-
Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item
anterior.
-
Falem sobre a importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus,
além do seu ensino, que é precioso conhecimento para a prática diária da vida
cristã.
-
Falem: Quem tem a Palavra de Deus como verdadeiro tesouro, precisa guardá-la
muito bem, para que ideias e filosofias não minem este bem tão precioso.
-
Afirmem que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo
contrário autentica sua mensagem.
-
Depois, façam uma advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que
desejam desfazer da Palavra de Deus.
-
Para concluir, leiam I Tm 6. 20 e 21:
“Ó
Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos
e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a
alguns, se desviraram da fé. A graça seja contigo. Amém.”
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário