Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 04: A conquista da Terra PrometidaProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A conquista da Terra Prometida, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar a aula, utilizem a dinâmica “A caminho de Canaã”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A caminho de Canaã
Objetivo: Estudar
e refletir sobre os milagres que aconteceram em 03 situações durante a jornada
a caminho de Canaã.
Material:
01
filme sobre a jornada do povo de Israel
01
notebook
01
TV
Premiação
para os alunos
1
- Uma semana antes da aula:
-
Escolha um filme sobre a jornada do povo de Israel. Vocês podem encontrá-lo no YouTube.
-
Assista ao filme, observando as partes que se referem ao tema da lição, como: a
passagem do Jordão, a conquista de Jericó e a batalha de Gibeão.
2
– No dia da aula:
-
Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem os equipamentos e observem se estão funcionando.
-
Aguardem os alunos.
3
- Durante a aula:
-
Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre a jormada do povo de
Israel rumo a terra prometida(Canaã), falem que nesta aula, vocês vão assistir
parte do filme sobre a passagem do Jordão, a conquista de Jericó e a batalha de
Gibeão.
-
Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção
para que haja entendimento dos acontecimentos.
-
Depois, peçam para que os alunos relatem o que viram.
Os
alunos que se destacarem neste relato podem ser premiados.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário