Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as doutrinas cristãs
Lição 02: Conhecendo
a Bíblia
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Conhecendo a Bíblia, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Conhecendo a Bíblia”.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo a Bíblia
Objetivo:
Conhecer
a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento.
01
Bíblia para cada aluno
Nomes
digitados:
.
Antigo Testamento, Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos.
.
Novo Testamento, Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
.
Nomes dos livros da Bíblia digitados e cortados separadamente
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla
encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento
dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto,
precisamos saber como manuseá-la.
-
Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a
relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa:
conjunto de livros.
-
Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o
número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está
dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com
27. Portanto a Bíblia é composta por 66 livros.
-
Agora, distribuam os nomes dos 39 livros do Antigo Testamento para os alunos.
Certamente, um aluno receberá mais de um nome.
-
Coloquem no quadro os seguintes nomes: Pentateuco, Históricos, Poéticos e
Proféticos.
-
Falem: Estes nomes referem-se a divisão dos livros do Antigo Testamento.
-
Peçam para que cada aluno leia um nome do livro, por exemplo: Salmos.
-
Falem: Agora, você vai fixar este nome ao lado da palavra “Poéticos”.
Este
procedimento deve acontecer até que todos os 39 livros sejam mencionados.
-
Depois, vocês fazem a mesma coisa com relação aos livros do Novo Testamento,
usando as palavras Evangelhos, Histórico, Cartas e Profético.
-
Para concluir, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a
Palavra de Deus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário