Jovens - Davi: de Pastor de Ovelhas a Rei de Israel
Lição 05: Davi: provado pelo ciúme
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Davi: provado pelo ciúme, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Davi e o ciúme de Saul”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Davi e o ciúme de Saul
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre o ciúme, estabelecendo diferença entre o tipo natural e o
patológico, tendo como base o ocorrido entre Saul e Davi.
02
envelopes grandes confeccionados de cartolina verde e vermelha
Recortes
de papel ofício para os alunos
Canetas
01
quadro para pendurar ou fixar os envelopes
Procedimento:
-
Falem: Hoje, vamos estudar sobre o ciúme, tendo como base o ocorrido entre Saul
e Davi.
- Agora,
solicitem que os alunos falem sobre uma situação do ciúme natural(positivo) e
patológico(negativo) já vivenciada por eles ou que já ouviram falar.
Estimulem
os alunos para que relatem de forma objetiva, observando o que falava ou fazia
a pessoa ciumenta e a pessoa foco do ciúme; caso eles não se sintam à vontade
para mencionar nomes, não insistam.
-
Apresentem para a turma, 02 envelopes grandes: 01 verde e outro vermelho.
No
verde, está escrito: ciúme natural(cuidado)
No
vermelho, está escrito: ciúme patológico(doentio, aprisiona)
-
Agora, orientem os alunos para que durante a exposição dos casos relatados
pelos colegas, eles observem as diferenças entre os dois tipos de ciúmes.
Ao
observarem, apontar qual as caracteríticas utilizando expressões escritas
curtas.
Para
isto é necessário que vocês distribuam recortes de papel ofício.
Os
alunos devem colocar a característica dentro do envelope que corresponde ao
tipo de ciúme.
Dessa
forma, vocês estão conduzindo os alunos a prestarem mais atenção na aula e
promovendo a participação.
-
Depois, falem: O ciúme pode ser um sentimento positivo ou negativo. Ao longo do
estudo da lição, vamos detalhar o ciúme que Saul teve de Davi, observando a postura
diferenciada destes personagens.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário