RSS

terça-feira, 29 de abril de 2025

Jovens - Davi: de Pastor de Ovelhas a Rei de Israel

Lição 05: Davi: provado pelo ciúme

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Davi: provado pelo ciúme, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Davi e o ciúme de Saul”.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Davi e o ciúme de Saul    

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre o ciúme, estabelecendo diferença entre o tipo natural e o patológico, tendo como base o ocorrido entre Saul e Davi.

Material:

02 envelopes grandes confeccionados de cartolina verde e vermelha

Recortes de papel ofício para os alunos

Canetas

01 quadro para pendurar ou fixar os envelopes

Procedimento:

- Falem: Hoje, vamos estudar sobre o ciúme, tendo como base o ocorrido entre Saul e Davi.

- Agora, solicitem que os alunos falem sobre uma situação do ciúme natural(positivo) e patológico(negativo) já vivenciada por eles ou que já ouviram falar.

Estimulem os alunos para que relatem de forma objetiva, observando o que falava ou fazia a pessoa ciumenta e a pessoa foco do ciúme; caso eles não se sintam à vontade para mencionar nomes, não insistam.

- Apresentem para a turma, 02 envelopes grandes: 01 verde e outro vermelho.

No verde, está escrito: ciúme natural(cuidado)

No vermelho, está escrito: ciúme patológico(doentio, aprisiona)

- Agora, orientem os alunos para que durante a exposição dos casos relatados pelos colegas, eles observem as diferenças entre os dois tipos de ciúmes.

Ao observarem, apontar qual as caracteríticas utilizando expressões escritas curtas.

Para isto é necessário que vocês distribuam recortes de papel ofício.

Os alunos devem colocar a característica dentro do envelope que corresponde ao tipo de ciúme.

Dessa forma, vocês estão conduzindo os alunos a prestarem mais atenção na aula e promovendo a participação.

- Depois, falem: O ciúme pode ser um sentimento positivo ou negativo. Ao longo do estudo da lição, vamos detalhar o ciúme que Saul teve de Davi, observando a postura diferenciada destes personagens.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: