Adolescentes: Grandes Cartas para Nós
Lição 01: A
importância da comunicação
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A importância da comunicação, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Abrindo as Cartas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Abrindo as Cartas
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre as 08 cartas que serão estudadas neste trimestre - Hebreus,
Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João e Judas.
01
envelope grande(tamanho ofício)
08
envelopes pequenos
Procedimento:
Antes
da aula:
1
- Combinem com o pastor da igreja ou o superintendente para escrever um carta
para sua turma.
Explique
a razão do pedido, falando que será usada como uma estratégia para iniciar o
estudo das 08 cartas do Novo Testamento, que serão estudadas neste trimestre.
Falem que a carta deverá ser entregue apenas a você antes da aula ou dias antes
da aula.
Coloquem
a carta dentro do envelope maior, escrevam quem é o remetente(Nome do pastor ou
superintendente) e o destinatário(Classe X).
2
- Identifiquem os 08 envelopes com os destinatários e remetentes(se possível)
de cada carta a ser estudada( Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II
João, III João e Judas).
Durante
a aula:
-
Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.
-
Apresentem o título da lição.
-
Apontem para os envelopes e falem: Temos aqui várias correspondências. Vamos ver para quem é?
-
Peçam para que um aluno retire o envelope maior e veja quem é o destinatário e
mostre à turma.
-
Falem: Já que a carta é para vocês, vamos abrí-la?
Peçam
para 01 aluno abrir a carta e ler o conteúdo.
Observem
a reação dos alunos quanto a carta recebida. Deixem eles expressarem seus
emoções e opiniões.
-
Agora, falem: Mas, ainda temos 08 envelopes.
Vamos
ver para quem são estas cartas e quem escreveu.
Solicitem
para os alunos abrirem os envelopes. Eles vão descobrir que estão vazios, sem a carta, isto é, sem o conteúdo.
O
que houve? Hum... Tem um propósito nisto. Hoje,
estamos conhecendo quais são os nomes das cartas, mas o conteúdo será
estudado nas próximas aulas!
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário