Pré-adolescentes: Igreja um lugar de comunhão
Lição 10: O governo da Igreja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: O governo da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o tema, utilizem a dinâmica “Liderança e novos líderes”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Liderança e novos líderes
Objetivos:
Enfatizar
a importância da liderança formar e treinar novos líderes.
Analisar
as consequências da falta de liderança para um grupo.
01
bexiga para cada aluno
Local
de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do
templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.
Procedimento:
Antes da aula:
-
Combinem com alguns alunos para que durante a atividade que será realizada,
eles saiam deixando sua bexiga para que os que ficarem não a deixem cair.
Por
exemplo, uma classe com 10 alunos, 01 deve ficar.
Na aula:
-
Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para
o ar não escapar.
-
Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.
-
Em seguida, deem um comando para aqueles alunos que vocês falaram anteriormente
comecem a sair, mas suas bexigas permanecerão.
-
Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem
controlar todas as bolas.
-
Continuem retirando até deixar uma pessoa.
-
Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a
continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não
conseguem e parem.
-
Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da
cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder
trabalhar de forma exitosa.
O
que eles perceberam quanto a falta de um líder para pedir ajuda aos colegas,
incentivar para que os demais retornem para colaborar?
Alguém
se dispôs voluntariamente a ajudar aquele que permaneceu até o final?
-
Depois, falem:
Paulo,
o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e
capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Moisés
também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:
“E
acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando
ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram
pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se
sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do
outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário