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terça-feira, 17 de junho de 2025

Adultos: E o Verbo se fez carne - Jesus sob o olhar do Apóstolo do Amor

Lição 12: Do julgamento à ressurreição

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Do julgamento à ressurreição, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Grande Vencedor”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Grande Vencedor

Objetivo: Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, sofrimento, morte e ressurreição.

Material:

01 filme sobre Jesus

Celular dos alunos

Procedimento:

1 - Uma semana antes da aula:

- Escolha um filme sobre os últimos momentos de Jesus na terra.  No YouTube, vocês podem encontrar vários.

- Assista ao filme, observando as partes que se referem ao tema da lição.

- Façam indicação do filme escolhido  e enviem o link para o WhatsApp da turma.

- Orientem os alunos para que eles assistam ao filme, com o objetivo de observar as ações dos atores e principalmente o de Jesus, atentando para seu sofrimento, morte e ressurreição.

2 – No dia da aula:

- Organizem  a turma em círculo para uma Roda de Conversa.

-  Falem: Foi solicitado para que vocês assistissem ao filme sobre os últimos momentos de Jesus na terra.

- Peçam que os alunos comentem sobre o que vocês viram e suas impressões sobre as ações ocorridas.

- Depois, perguntem:

Qual a finalidade desses momentos na vida de Jesus?

Espera-se que os alunos falem que a salvação só  é possível mediante o sacrifício de Jesus na cruz.

- Falem: Esta é a graça de Deus, um favor não merecido que nos alcançou gratuitamente, através do sacrífico expiatório de Jesus.

“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).

A morte de Jesus, por meio de seu sacrifício único, perfeito, expiatório,  foi para nos salvar, nos libertar e nos dá vida abundante

- Nós fomos comprados pelo sangue de Jesus, gozamos de sua comunhão, graça e salvação. Precisamos ser fiéis a Deus, para que não nos embaracemos com as coisas desta vida, perdendo as bênçãos da salvação!

- Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento e morte de Jesus foi para salvar cada um deles e que sua ressurreição dá sentido a vida cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria nossa fé, conforme lemos em 1 Co 15:14:

“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo.

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