RSS

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dinâmica: O Caminho

Objetivos:
-Finalizar estudo sobre o Centenário das Assembleias de Deus.
- Reconhecer o cuidado de Deus com Sua igreja.
Material: 02 folhas de papel madeira, 05 rosas de plástico ou tecido, 05 frutas de plástico, 05 pedras grandes e 05 pedras de tamanho médio.
Caso não desejem utilizar rosas, frutos e pedras, vocês podem fazê-los de cartolina ou EVA.

Procedimento:

Antes da aula: colem as folhas de papel madeira para formar um caminho. Em uma ponta, escreva a data “1911” e na outra “2011”.

Durante a aula:
- Depois que vocês fizerem a retrospectiva histórica das Assembleias de Deus, coloquem no chão da sala ou na frente da classe as folhas de madeira pregadas uma na outra, formando um caminho. Do lado do caminho, coloquem os objetos solicitados para a dinâmica.
- Falem que este caminho representará a trajetória de 100 anos da Assembleia de Deus. Neste caminho aconteceram muitas situações que podemos caracterizá-las como muito difíceis. Apontem para a data 1911 e falem que os pioneiros e os demais evangelistas, mesmo com dificuldades e perseguições, lograram êxito, com a ajuda do Espírito Santo. Este ano (apontem para o ano de 2011), a igreja Assembleia de Deus completa 100 anos de vitórias.
- Solicitem aos alunos, um de cada vez, que peguem um dos objetos expostos e falem o que pode representar no caminho percorrido pelas assembléias de Deus.  Em seguida, o aluno deve colocar o objeto no caminho. Vejam algumas sugestões abaixo:
Frutas e rosas podem significar os livramentos, as pessoas que aceitaram a Jesus, abertura de igrejas e pontos de pregação, batismo com o Espírito Santo, curas, consolação do Espírito Santo, respostas das orações, expansão do evangelho pelos estados etc
Pedras: as dificuldades, as perseguições, mortes, escassez de dinheiro, falta de meios de transporte, locais de difícil acesso, adaptação em outro país etc.
- Para concluir, falem que a igreja deve continuar cumprindo sua missão evangelizadora e discipuladora. No ano do Centenário e nos anos que ainda virão, façamos a nossa parte!
Por Sulamita Macedo.


0 comentários: