Objetivo: Introduzir o estudo sobre a Teologia da Prosperidade.
Materiais:
- 01 figura de um iceberg.
- Palavras ou expressões digitadas: Teologia da Prosperidade, Gnosticismo, Confissão Positiva, divinização do homem, demonização da salvação, negação do sofrimento, profissionalismo ministerial, espiritualidade mercantil, narcisismo , hedonismo etc.
Procedimento:
- Perguntem: O que vocês sabem sobre a Teologia da Prosperidade?
Aguardem as respostas e escrevam no quadro ou cartolina.
- Coloquem no quadro ou cartolina uma figura de um iceberg.
- Falem sobre o que seja iceberg:
“Pedaços de gelo gigantescos flutuando no mar. Os icebergs têm muito de enganoso. É verdade que a porção maior de um iceberg fica embaixo da água. Desse fato concreto da natureza decorre o dito popular de que "isto ou aquilo é apenas a ponta do iceberg", para se referir algo (empreendimento, problema, concreto ou abstrato, ou situação) que aparenta ser de simples enfrentamento ou solução, quando, na verdade, é de complexidade ou envergadura consideravelmente maior, a inspirar, pois, por cuidados maiores que os apenas evidentes”(dados da internet).
- Coloquem ao lado da ponta do iceberg a expressão Teologia da Prosperidade. O que quer dizer “a ponta do iceberg”?
Espera-se que os alunos afirmem que refere-se a algo pequeno, mas na verdade o que está escondido, encoberto, tem proporções grandes e pode causar danos sérios quando não é conhecido.
- Falem: Nesta lição vamos estudar sobre a origem, os ensinamentos e conseguências da Teologia da Prosperidade. Isto é, o que sabemos sobre a Teologia da Prosperidade é apenas a ponta do iceberg, mas nesta lição vamos estudar o que está além da aparência e do que sabemos.
Observação: durante o estudo dos itens da lição, vocês colocam na parte maior do iceberg as palavras ou expressões: Gnosticismo, Confissão Positiva, divinização do homem, demonização da salvação, negação do sofrimento, profissionalismo ministerial, espiritualidade mercantil, narcisismo , hedonismo etc.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário