Currículo do Ano 3 – Edificando a Vida Cristã através dos Salmos
Lição 01: Salmos são Poesias
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
- Falem do tema da aula: Salmos são Poesias.
- Perguntem: Vocês podem apontar um salmo muito conhecido ou outro que costumam ler?
Certamente serão apontados os salmos 23 e 91. Aproveitem e realizem com os alunos uma leitura compartilhada de um destes salmos, na sua totalidade ou parte dele.
Em seguida, solicitem que os alunos falem da mensagem do salmo lido.
- Realizem um “passeio” pelo livro dos Salmos:
1- Solicitem que abram no primeiro e no último salmo e mencionem que é o maior livro da Bíblia, com 150 capítulos.
2 – Falem que é uma coletânea de Poesias que se tornaram cânticos para o povo de Israel.
Neste momento, cantem com os alunos um hino baseado em um dos salmos. É importante que vocês levem para a sala 01 CD player, DVD, contendo o hino a ser cantado.
3 – Apresentem os autores dos Salmos, utilizando um cartaz com as seguintes informações:
Autores dos Salmos | Quantidade |
Davi | 73 |
Asafe | 12 |
Filhos de Coré | 10 |
Moisés | 01 |
Salomão | 02 |
Hemã | 01 |
Etã | 01 |
Anônimos | 50 |
Total | 150 |
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal
Observação: No item “Autores” da lição, está faltando 01 salmo atribuído a Salomão.
- Agora, é interessante que seja lido alguns versículos dos salmos com autores variados. Para tanto, oriento que vocês cheguem cedo à sala e sem que os alunos vejam, coloquem debaixo das cadeiras, pregados com fita adesiva versículos de salmos de vários autores. Por exemplo:
Salmo dos Filhos de Coré 42.1
Salmo de Asafe 50.15
Salmo de Moisés 90.1
Salmo de Salomão 72.17
Salmo de Etã 89.1
Salmo de Hemã 88.1
Salmo sem autoria 98.1
Os alunos deverão retirar os versículos e ler para a turma. Aproveitem e analisem com eles a mensagem de cada versículo e o contexto em que foi escrito.
4 - Apresentem alguns fatos curiosos, tais como:
- Contém o maior capítulo da Bíblia: o Salmo 119, com 176 versículos. Solicitem que os alunos abram neste salmo e observem a estrutura que é composta por 22 estrofes de 08 versículos, iniciados pelas 22 letras do alfabeto hebraico.
- Contém o menor capitulo da Bíblia: o salmo 117, com 02 versículos.
- Contém o versículo central da Bíblia: o versículo 8 do Salmo 118.
- É o livro da Bíblia mais lido pelos cristãos.
- É o livro do Velho Testamento mais citado no Novo Testamento.
5 – Apresentem uma poesia com rima, de sua preferência, e leiam para a turma.
- Depois, falem: Os Salmos são poesias sem rima. Pois, eles possuem características das poesias Hebraicas, marcadas pelo Paralelismo.
- De forma prática e objetiva, mostrem o que é Paralelismo e os seus tipos, através de exemplos. Procurem subsídios sobre isto no item “Saiba Mais – Entendendo a Poesia Hebraica” ou em outras fontes.
- Para finalizar, façam uma Roda de Leitura de alguns Salmos.
Tenham uma produtiva aula!
0 comentários:
Postar um comentário