RSS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Lição 09: Dízimos e Ofertas


Jovens e Adultos - A Verdadeira Prosperidade
Lição 9: Dízimos e Ofertas
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem do tema da aula e procurem estabelecer a diferença entre dízi
mo e oferta. Vocês podem apresentar uma figura, um desenho ou um bolo ou pizza para demonstrar a décima parte. 

- Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando a dinâmica “E os 90%?”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção,  professores da lição de Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II. 

Na maioria das aulas, com raríssimas exceções, o método mais utilizado é o da Preleção, que consiste na explanação do tema pelo professor. Por haver, apenas a fala do docente, a retenção da aprendizagem é muito baixa. Por isso, é aconselhável a utilização de outros recursos e a participação dos alunos para que haja melhoria na aprendizagem.
Observem o exemplo de Jesus quando agregou outros recursos a sua fala:
                No Sermão da Montanha, em Mateus 5 ao7, Jesus ao discursar à multidão, usou várias figuras(sal, luz,pão,aves, lírios, árvore, frutos, uvas, figos, casa, rocha...)
No Sermão Profético, em Mateus 24, 25, 26.01, Jesus ao falar às pessoas, utilizou-se de figuras e várias parábolas.
           Lembre-se: Quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem, mais eficaz ela será! O aluno aprende...
                              10% do que ouve
                              30% do que vê
                              50% do que ouve e vê
                              70% do que ouve, vê e fala
                              90% do que ouve, vê, fala e faz

6 comentários:

Anônimo disse...

Sulamita: Iene, no marcador Texto Pedagógico, você encontra dois textos sobre o ensino para a terceira idade.
Amada, não encontrei pode enviar para meu email irene.joel@hotmail.com
bjuss

Sulamita disse...

Lene, eu acabei de verificar e confirmo que há dois textos sobre Terceira Idade no Marcador "Texto Pedagógico"(na lista do marcador "Texto Pedagógico" é o penúltimo). Será que você se confundiu e procurou em "Arquivos do Blog"?

irmº Irene disse...

a paz querida vi, perdoe-me a desatenção grata bjus post mais tá

Sulamita disse...

Irmã Irene, faça bom proveito!

António Ja Batalha disse...

Olá chamo-me Antonio Batalha. Vim conhecer seu blog, dar-lhe os parabéns. Pois é muito bom, e gostaria de lhe deixar um convite: Ficava muito grato se fizesse parte dos meus amigos virtuais na Verdade que Liberta. Obrigado e um resto de boa semana.

Sulamita disse...

Antonio Batalha, obrigada pelo comentário. Vou visitar seu blog.