Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 03: E Deus os criou Homem e Mulher
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: E Deus
os criou Homem e Mulher.
-
Introduzam o tema, utilizando a dinâmica “Fui
criado por Deus!”
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dia
15 de outubro é o do Professor.
É
interessante que a liderança da Igreja faça uma homenagem para os professores e professoras da EBD.
Vejam
uma sugestão de dinâmica para este momento(postada abaixo)
Dinâmica: Fui criado por Deus
Objetivo:
Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.
Material:
½
folha de papel ofício
01
lápis grafite
Procedimento:
-
Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da turma.
-
Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.
-
Peçam para que eles desenhem o colega, observando os detalhes, procurando ser o
mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.
-
Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.
-
Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém
conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega?
Por quê?
Observem
as respostas.
Por
mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre haverá diferenças e o
resultado não copia com exatidão os traços do colega.
Percebemos
como é difícil desenhar. Imaginem fazer
o primeiro ser humano!
-
Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as características dos colegas,
são diferentes mesmo tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.
-
Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta perfeição as diferentes
características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos são iguais.
E as impressões digitais? Não há um ser humano que tenha impressão digital
igual ao de outra pessoa.
-
Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem
as respostas.
-
Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Dia do Professor
Cópia do “Guia orientador
para a realização da dinâmica cantada” para o condutor da dinâmica e para cada
pessoa do grupo vocal(veja no procedimento)
01 lembrancinha para cada
professor
Um lanche, almoço ou jantar
Orientações:
Esta dinâmica é conhecida
como dinâmica cantada, cuja condução depende de músicas para as respostas às
perguntas ou afirmações feitas ao homenageado.
Nesta dinâmica,
especificamente, foram escolhidos hinos da Harpa Cristã, que não serão cantados
totalmente, mas apenas um pequeno trecho que dá significado ou responde as indagações
feitas aos professores da EBD.
O momento para realização da
dinâmica pode ser no domingo, durante o período da EBD, ou em outra ocasião que
a igreja destinar para homenagear os professores.
Procedimento:
Antes
da realização da dinâmica:
Escolham algumas pessoas,
que não sejam professores, para cantar as partes dos hinos da Harpa Cristã. Há sugestão
de 21 hinos. Se desejarem, vocês podem acrescentar outros e ou retirar alguns.
É interessante que o
condutor da dinâmica faça um ensaio com o grupo vocal. Cada pessoa do grupo
deve ter o texto com as perguntas e os hinos, para que observem atentamente o
momento do cântico de cada hino(pequenas partes dos hinos).
Eles devem cantar assim que
o condutor da dinâmica terminar de ler cada frase.
Testar os microfones para
que não haja interferência na condução da dinâmica.
Os professores não devem
saber disto nem receberão o papel com a condução da dinâmica para que haja o
elemento surpresa.
Durante
a dinâmica:
- Se a homenagem acontecer no
momento da Escola Dominical, é bom que os professores sentem-se num espaço próximos
uns dos outros. Esta homenagem deve acontecer após o estudo nas classes.
- Se a homenagem for em
outro dia, numa ocasião especial, é interessante que os professores sejam bem recepcionados.
Observação: Se houver
condições, poderá fazer sorteio de livros sobre o tema do trimestre, livros
pedagógicos, assinatura de revista específica para professor etc.
- Quando chegar o momento da
realização da dinâmica cantada, o condutor da dinâmica ler cada afirmação de
forma clara e o grupo vocal deve estar atento para cantar apenas trechos dos
hinos, conforme descrição abaixo:
Guia
orientador para a realização da dinâmica cantada
1 - Quando você recebeu o
convite para ser professor você disse:
“Se
Cristo comigo vai, eu irei, e não temerei, com gozo irei; comigo vai. É grato
servir a Jesus, levar a cruz; se Cristo comigo vai, eu irei”( coro do hino
515).
2 - Você pediu ajuda a Deus
e escutou:
“Não
temas contigo, eu sempre estarei”(1ª linha do hino 58).
3 - A razão de você ter
aceito o convite para ser professor da EBD foi...
“Quero
eu servir-te, ó meu rei Jesus...”(1ª linha do hino 147).
4 - Mas, você se perguntou:
“Posso
tendo as mãos vazias, com Jesus me encontrar? Nada fiz e vão-se os dias, que
lhe posso apresentar?”(1ª estrofe do hino 16).
5 - Observe o que aconteceu
com você quando iniciou e agora como você está...
“Antes
tinha mui temor, mas agora tenho amor...” (1ª linha da estrofe
2 do hino 192)
6 - Como você se sente
quando vai dar aula...
“Sobre
a terra vou andando bem alegre para o céu, satisfeito e salmodiando ao bondoso
Deus”(1ª e 2ª linhas do hino 213)
7 - Quando você está orando
pela EBD, você começa cantando...
“Eis-me
a teus pés, Senhor, opera em mim...”(1ª linha do hino 221).
8 - Quando um novo professor
chega na EBD você diz...
“Vamos
todos trabalhar para o Senhor Jesus...”(1ª linha do hino 376).
9 - Quando há visitantes na
classe, você diz...
“Sois
bem-vindos, sois bem-vindos, campões de Jeová...”(1ª linha do coro do hino
433).
10 - Quando você está
desanimado, você se lembra...
“Não
desanimes, Deus proverá...”(1ª linha do hino 4).
11 - Quando você ver um professor desanimado
você diz para ele...
“Quem
sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser...(1ª linha do hino 394).
12 - Quando não é seu dia de
ensinar, será que você pensa assim?
“Livre
estou! Livre estou!”...(1ª linha do coro do hino 116).
13 - Quando você percebe que
tem um aluno desatento, cochilando na aula, você tem vontade de dizer...
“Acordai!
Acordai! Despertai! Despertai”( 1ª linha do coro do hino 63).
14 - Quando um aluno, que
não estava frequentando a EBD, retorna, você canta....
“O
bom pastor buscou-me já longe do redil e com ternura achou-me...”(1ª linha do
hino 156).
15 - Quando um aluno retorna
para a aula, após passar por uma dificuldade, você fala para ele...
“Conta
as bênçãos! Dize quantas são, recebidas da divina mão!”(1ª parte do coro do hino
564).
16 - Quando você convida
outros irmãos e irmãs para participar da EBD, você diz...
“Desejamos
ir lá, Desejamos ir lá. Que alegria será, quando nós nos encontrarmos lá”(coro
do hino 214).
Observação: Que tal
modificar o verbo “desejamos” para “desejemos” no momento do cântico?
17 - Quando vocês são
chamados para uma reunião, a liderança lhe pergunta...
“Um
dos tais. Um dos tais. Podes tu também dizer: “Sou um dos tais”? “Um dos tais.
Um dos tais. Podes tu também dizer: “Sou um dos tais”?”(coro do hino 340).
18 - Quando você convida
alguém para participar da EBD e ele fica indeciso, você diz...
“Oh!
Por que duvidar sobre as ondas do mar...”(1ª linha do hino 467).
19 - Você fica feliz quando
um aluno diz o que o ensino na EBD fez nele...
“Que
mudança em mim fez o meu bom Jesus...”(1ª linha do hino 111).
20 - Lembre-se de que para
ensinar é preciso dedicação...
“Há
trabalho pronto para ti cristão que demanda toda tua devoção...”(1 e 2ª linhas
do hino 93).
21 - Agora, vamos oferecer
um lanche(ou almoço ou jantar) e nós podemos cantar:
“Cristo
já nos preparou um manjar que nos comprou e agora nos convida a cear...”(1ª e
2ª linhas do hino 301).
Ideia original de “dinâmica
cantada” desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário