Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 05: Caim era do maligno
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: Caim
era do maligno.
- Coloquem no quadro ou
cartolina uma figura de um olho em tamanho grande.
- Depois, escrevam a
expressão: Sai, Olho Gordo!
- Perguntem: Esta figura nos
remete a que?
Aguardem as respostas. Espera-se
que os alunos falem acerca da inveja e que a expressão significa pessoa que tem
inveja do outro.
- Depois, distribuam entre
os alunos os seguintes ditados populares:
“A inveja é a irmã gêmea do
ódio”.
“O invejoso emagrece de ver
a gordura alheia”.
“A inveja mata”.
“A tua inveja é a minha
felicidade”.
“A mais famosa face da
inveja é a maledicência”.
“A inveja é como um sapo,
tem olhos grandes e vive sempre na lama”.
- Analisem conjuntamente
estes ditados populares, procurando formular uma definição sobre inveja.
Observem atentamente o que
os alunos falam e em seguida, se necessário, apresentem o significado do
dicionário.
“Sentimento de cobiça à
vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém. Tristeza
ou desgosto pela prosperidade ou fortuna alheia. Desejo excessivo de possuir
exclusivamente o bem de outrem” (Dicionário Web).
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Leiam e reflitam sobre o texto “Onde
está seu irmão?”
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
amor – a marca do discípulo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Importante!!!
Para
a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma Mostra Cultural.
Quer
saber como fazer?
Leiam
o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”, que vocês encontram no marcador “Texto
pedagógico” deste blog.
Dinâmica:
O Amor – a marca do discípulo
Objetivo:
Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.
Material:
01 coração pequeno para cada
aluno
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo
homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração
era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem
idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele
havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que
era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua
vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos
concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em
ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados
pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus
amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele
que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um
coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos
alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos
como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos
outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto
todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração
que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como
integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam
alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas
ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si,
promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as
verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Onde
está seu irmão?
A pergunta é séria. Deus poderia ter perguntado: “Caim,
por que você matou seu irmão?” Todavia, o que interessa aqui não são os
sentimentos de Caim e sim o convívio com seu irmão.
O que impressiona é que os dois prestavam culto a Deus –
e o resultado disto acabou sendo a motivação para Caim cometer o crime. Eles se
mostraram religiosos. Certamente viviam para em paz, em harmonia. Mas, resultou em crime. E não é só isso: Caim até
reconhece o seu erro. Ele declara: “Meu castigo é maior do que posso
suportar.... serei um fugitivo errante pelo mundo”(Gn 4.13 a 14). Mas ele não
se arrepende.
Chega a ser assustador que a religiosidade, que deveria
ser o terreno do amor e da compreensão na sociedade, é chão de desavenças,
intrigas, inimizades e guerras. Por que existem tantas retaliações entre os que
se consideram cristãos?
No caso de Caim, a causa estava no seu coração. E o
próprio Senhor Jesus confirma isto ao afirmar: “Do interior do coração dos
homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades, os roubos, os homicídios, os
adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a
calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos estes males vêm de dentro e tornam
o homem impuro”(Mc 7.21 a 23).
Membros de igrejas vivem se hostilizando e acham que
estão prestando um serviço a Deus. Enquanto isso, pergunta: “Onde está seu irmão?”
É hora de dar atenção ao apelo de Isaías 55.7: “Que o ímpio abandone o seu
caminho e o homem mau os meus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá
misericórdia dele”.
Fonte: Pão Diário.
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