RSS

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Texto de Reflexão
Onde está seu irmão?
            A pergunta é séria. Deus poderia ter perguntado: “Caim, por que você matou seu irmão?” Todavia, o que interessa aqui não são os sentimentos de Caim e sim o convívio com seu irmão.
            O que impressiona é que os dois prestavam culto a Deus – e o resultado disto acabou sendo a motivação para Caim cometer o crime. Eles se mostraram religiosos. Certamente viviam para em paz, em harmonia. Mas,  resultou em crime. E não é só isso: Caim até reconhece o seu erro. Ele declara: “Meu castigo é maior do que posso suportar.... serei um fugitivo errante pelo mundo”(Gn 4.13 a 14). Mas ele não se arrepende.

            Chega a ser assustador que a religiosidade, que deveria ser o terreno do amor e da compreensão na sociedade, é chão de desavenças, intrigas, inimizades e guerras. Por que existem tantas retaliações entre os que se consideram cristãos?
            No caso de Caim, a causa estava no seu coração. E o próprio Senhor Jesus confirma isto ao afirmar: “Do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos estes males vêm de dentro e tornam o homem impuro”(Mc 7.21 a 23).
            Membros de igrejas vivem se hostilizando e acham que estão prestando um serviço a Deus. Enquanto isso, pergunta: “Onde está seu irmão?” É hora de dar atenção ao apelo de Isaías 55.7: “Que o ímpio abandone o seu caminho e o homem mau os meus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele”.

Fonte: Pão Diário.

0 comentários: