Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Resistindo a
pressão do mundo
Lição 05: As consequências das escolhas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: As
consequências das escolhas.
-
Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Bumerangue”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bumerangue
Objetivo:
Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01
bumerangue(pode ser feito de vários materiais)
01
cesta pequena com sementes variadas.
01
copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
-
Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
-
Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
-
Perguntem o que os alunos entendem sobre isto.
Aguardem
as respostas.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta
à mão daquele que o arremessou.
-
Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai
sentir as consequências daquilo que falou e praticou.
-
Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
-
Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
-
Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem
no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
-
Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas
sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu
relacionamento com Deus e com o próximo.
-
Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
-
Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta
daquilo que estão plantando?
-
Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em
abundância em abundância também ceifará.”
-
Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que
precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois
façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas
necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
-
Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por
Sulamita Macedo.
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