Lição
06: A honestidade com as palavras
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A honestidade com as palavras.
- Em seguida, analisem
alguns provérbios populares, tais como:
“Quando morrer o corpo vai
num caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano tem coceira na
língua”.
“Boca fechada não entra
mosca”.
“Quem muito fala, muito
erra”.
“O burro calado passa por
sábio”.
“A boca fala do que o
coração está cheio”.
“Quem conta um conto,
aumenta um ponto”.
“Quem muito fala, dá bom dia
a cavalo”.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Telefone Sem Fio”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo
da lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, leiam o
Texto de Reflexão “Penas ao vento”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir sobre a importância
de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um pequeno texto(vejam no
procedimento)
Procedimento:
- Preparem um pequeno texto
contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui numa doceria e escolhi:
chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas,
pastilhas, 7 chicletes, torrones, jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila
do caixa para pagar, mas, quando chegou minha vez de ser atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e
disse que eu teria que esperar, se pudesse.
Reclamei e pedi para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível.
Esperei ainda 30 minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
- Escolham 8 a 10 alunos e
os posicionem na frente da classe, um ao lado do outro.
- Expliquem que vocês vão
transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este passará as informações
para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Esclareçam
que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém escute, com exceção
daquele que está recebendo-a.
- Peçam para que o último
aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a mensagem estará truncada,
distorcida, errada.
- Em seguida, revelem a
mensagem inicialmente transmitida.
- Concluam, dizendo que
embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas, tais como: a
importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente, não mentir, não
espalhar fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Penas
ao vento
Conta-se que, num tempo e lugar
distantes daqui, um jovem levantou falso testemunho, inventando uma história
repleta de meias verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou
rapidamente e começou a prejudicar a vítima.
Ocorre que ao ver os danos
causados, o jovem se arrependeu e procurou um velho sacerdote para conversar e
pedir orientação. O sábio o atendeu calmamente, ouvindo cada uma de suas
palavras. Ao final disse:
- Você está realmente
arrependido deste ato?
O jovem rapidamente respondeu que
sim e que inclusive já havia pedido perdão à pessoa que injustamente havia
acusado.
- Bem, respondeu o confessor,
então peço que você faça o seguinte:
- Você vai pegar um travesseiro
de penas, subir em um alto da montanha e soltar as penas ao vento.
- Só isso? Admirou-se o rapaz.
- Sim. Depois volte aqui.
No dia seguinte o jovem voltou
muito satisfeito. Então o sacerdote disse:
- Agora você está preparado para
cumprir a outra parte. Volte à planície e recolha todas as penas novamente no
travesseiro e venha me mostrar.
O jovem olhou sem entender e
disse:
- Mas isso é impossível.
- Justamente. Da mesma forma é
impossível reparar a fofoca, a mentira, falso testemunho. Apenas porque a
misericórdia de Deus é infinita, você poderá receber o perdão. Mas o mal que
você provocou ficará pairando sempre, como penas ao vento. Pense bem antes de
falar novamente algo contra alguém.
Que tal espalhar esta história
por aí como penas ao vento?
Autoria do texto
desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário