Lição 08: Vale
a pena ser bom
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Vale a pena ser bom.
-
Peçam para que os alunos falem sobre os atos de bondade que eles realizam.
Anote-os
no quadro.
-
Perguntem: Por que vocês consideram que estes atos representem atos de bondade?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, reflitam sobre o que seja atos de bondade.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Bondade
em ação”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bondade em Ação
Objetivo:
Refletir sobre a bondade nas atitudes individuais ou coletivas.
Material:
Texto
bíblico: Lc 10. 30 a 35
06
pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o
hospedeiro.
Procedimento:
-
Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano.
Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser
considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito
aparato.
Quer
saber mais sobre o uso da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto
pedagógico, postado abaixo.
-
O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver
lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
-
Após a encenação, reflitam sobre as atitudes dos personagens diante do homem
espancado, quanto a bondade e solidariedade.
-
Em seguida, reflitam como tem sido nossa atitude diante daquelas pessoas que
necessitam de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
-
Perguntem: Como vocês podem demonstrar atitudes de bondade?
Aguardem
as respostas.
-
Para finalizar, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas
necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário