Lição
08: Sem hipocrisia, mas com verdade
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Sem hipocrisia, mas com verdade.
- Perguntem: O que vocês
entendem por hipocrisia?
Aguardem as respostas.
Depois, organizem um conceito sobre hipocrisia a partir das ideias dos alunos e
acrescentando outras informações.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Sem máscara da hipocrisia”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula
Dinâmica:
Sem máscara da hipocrisia
Objetivo:
Refletir sobre a importância das ações verdadeiras sem a máscara da hipocrisia.
Material:
Texto bíblico: Lc 10. 30 a
35
06 pessoas: o narrador, o
homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para
realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este
tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro
ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
Quer saber mais sobre o uso
da dramatização nas aulas da EBD, leiam o texto pedagógico, postado abaixo.
- O texto da parábola
encontra-se em Lc 10. 30 a 35.
“E, respondendo Jesus,
disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos
salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o
meio morto.
E, ocasionalmente descia
pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um
levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de
viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe
as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal,
levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia,
tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o
que de mais gastares eu to pagarei quando voltar”
- Enquanto o narrador
estiver lendo a parábola, os demais “atores” deverão realizar as ações
descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre as atitudes dos personagens diante do homem espancado, quanto a bondade e
solidariedade.
- Perguntem: Através deste
exemplo, como poderia ser uma ação de bondade com hipocrisia e sem hipocrisia?
Aguardem as respostas.
Por Sulamita Macedo.
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