Lição
07: O genuíno culto pentecostal
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O genuíno culto pentecostal.
-
Em seguida, para iniciar o estudo do conteúdo da lição, perguntem:
O
que é culto?
E
quando se acrescenta o adjetivo “genuíno” ao vocábulo “culto”, o que modifica?
Qual
o objetivo principal do culto?
De
que forma podemos participar do culto?
Aguardem
as respostas dos alunos e observem se há algo a ser acrescentado e/ou
modificado.
-
Falem da importância da presença do crente aos cultos e sua participação nele.
-
Depois, leiam Sl 122.01: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do
Senhor”.
-
Agora, trabalhem sobre a liturgia do culto.
Perguntem:
Quais as partes da liturgia do culto?
É
interessante também explicar o que é “liturgia”.
Questionem
sobre a liturgia ideal x a liturgia real. Acrescentem informações sobre os
modismos litúrgicos e, para tanto, realizem uma pesquisa sobre isto. Aproveitem
a oportunidade do tema da aula e falem sobre os dons que manifestam a palavra
de Deus: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação de Línguas. Não deixem
de ler: I Co 14.26.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Primeiro
as primeiras coisas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Primeiro as primeiras coisas
Objetivos:
Ilustrar
a importância das prioridades na liturgia do culto.
Refletir
sobre as prioridades na vida do cristão.
Material:
02
vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
Aproximadamente
½ kg de arroz cru
04
bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Importante!
Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz
e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
-
Perguntem: Quais as partes principais do culto? Para cada resposta certa, vocês
colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro.
Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do
vaso.
-
Falem: Este vaso representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as
partes principais do culto.
-
Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste
vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Aguardem as respostas.
-
Agora, coloquem, com cuidado, o arroz até a borda. Agora falem: esta parte de
arroz representa as outras partes do culto, além daquelas já apontadas como
prioridades. Leiam: I Co 14.40.
-
Depois, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois
os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu? Por que os bombons não cabem
totalmente no vaso?
Falem:
O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo
exagerado (geralmente os cânticos), ficando o que é prioritário com pouco
espaço ou até mesmo sem espaço.
-
Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na liturgia do culto.
-
Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas.
O que temos como prioridade?
Leiam
Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas
coisas vos serão acrescentadas”.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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