Lição
06: Quem Domina a sua Mente
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Quem Domina a sua Mente.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “A
Fonte da Alegria”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Fonte da Alegria
Objetivo:
Estudar sobre a alegria cuja fonte está em Deus.
Material:
02 bexigas
Procedimento:
- Dividam a turma em 03
grupos, distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Em que momentos vocês se
sentem alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de
impedimentos para sentir alegria?
Estipulem um tempo de 05 minutos para os
grupos.
- Depois, organizem a turma
em círculo e solicitem que cada grupo leia a pergunta e apresentem as respostas
de forma objetiva.
- Falem: Existe uma alegria
ocasionada por situações diversas e há outra diferente, que é aquela
proporcionada pelo Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
- Para exemplificar,
utilizem duas bexigas(bolas de aniversário).
Encham uma e vão soltando o
ar devagar, enquanto vocês falam:
Há pessoas que ficam alegres,
isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste momento a
bola já deve estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha.
Encham outra bola e deem um
nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância (neste
momento, brinquem com a bola, jogando para cima e depois batam nela,
demonstrando situações de alegria e tristeza).
- Para concluir, falem: Aqui
nesta demonstração há dois tipos alegria. Ambas são importantes, mas há uma
alegria superior, cuja fonte está em Deus.
Leiam:
“Resta, irmãos meus, que vos
regozijeis no Senhor.” (Fp 3.1).
“Regozijai-vos sempre no
Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”(Fp 4:4).
Por Sulamita Macedo.
6 comentários:
😍🤗
Graças e paz amada irmã, suas sugestões de dinâmicas nos ajuda muito nas EDB. Deus te cubra de benção querida
Parabens pelas sugestões
Sulamita Macedo sempre contribuindo para o crescimento da pedagogia na EBD. Parabéns! Deus abençoe.
Parabéns e obrigada pela contribuição à nós, professores da EBD. Deus lhe abençoe grandemente
Muito obrigada aos professores e professoras que comentaram afirmando que as sugestões têm contribuído para suas aulas na EBD.
Voltem sempre e façam bom proveito.
Postar um comentário