Lição
06: O Pecado da Rebelião
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O Pecado da Rebelião.
- Depois, apliquem a
dinâmica “Rebeldia”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa;
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Rebeldia
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a rebeldia.
Material: 01
caixa ou envelope
Procedimento:
Antes da aula:
Colocar
dentro da caixa:
05
papéis contendo casos de rebeldia(vejam no procedimento)
Papéis
em branco – a quantidade vai depender do número de alunos na aula.
Na aula:
-
Organizem os alunos em círculo para uma roda de conversa sobre o tema da
rebeldia.
-
Apresentem uma caixa.
-
Falem: Nesta caixa, há vários papéis.
-
Peçam para que os alunos peguem somente um papel que está dentro da caixa ou
envelope.
Alguns
alunos vão tirar papéis em branco e 05 vão tirar os casos abaixo.
Caso familiar de rebeldia:
Contra
quem foi a rebeldia?
Qual
o motivo da rebeldia?
Qual
o desfecho do caso?
Caso no trabalho de rebeldia:
Contra
quem foi a rebeldia?
Qual
o motivo da rebeldia?
Qual
o desfecho do caso?
Caso pessoal de rebeldia:
Contra
quem foi a rebeldia?
Qual
o motivo da rebeldia?
Qual
o desfecho do caso?
Caso na igreja de rebeldia:
Contra
quem foi a rebeldia?
Qual
o motivo da rebeldia?
Qual
o desfecho do caso?
Caso bíblico de rebeldia:
Contra
quem foi a rebeldia?
Qual
o motivo da rebeldia?
Qual
o desfecho do caso?
-
Falem: Os alunos, que tiraram os 05 casos, vão ler o conteúdo que está no papel
e relatar de forma objetiva, observando as perguntas propostas.
Quando
os 05 alunos relatarem, vocês falam:
Vocês
que tiraram o papel em branco pensaram que não vão falar nada?
Os
alunos que estão com os 05 papéis com os casos de rebeldia vão escolher 05
colegas para entregar o papel.
Estes
alunos vão analisar o caso relatado pelo colega.
-
Depois, para concluir falem:
Nesta
lição, vamos estudar sobre o pecado da rebelião.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Muito bem amada, gostei desta Dinâmica. Vou usa-la com poucos alunos, mais acredito que vai ter um efeito muito satisfatório para eles. Sou Flávio Marques membro da Assembleia da Deus em Campina Grande - Paraíba.
Flávio muito obrigada pela visita ao blog. Creio que deu certo a aplicação com poucos alunos.
Volte sempre e faça bom proveito.
Postar um comentário