Jovens: Ensina-nos a orar - Exemplos de pessoas e orações que marcaram as Escrituras
Lição 07: Daniel: Um estadista que orava
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro: Daniel: Um estadista que orava.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Marionete?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Marionete?
Objetivos:
Refletir sobre a integridade
de caráter de Daniel e seus colegas.
Ressaltar a importância de uma
vida de oração.
Contextualizar este exemplo
com a vida cristã atual.
01 fantoche ou marionete de
uma pessoa
Observações:
Pode ser do tipo que se
manipula com as mãos dentro do boneco ou daquele tipo que é movido por meio de
cordões.
No Departamento Infantil,
vocês podem conseguir um fantoche emprestado.
Aqui a utilização do fantoche
não é para infantilizar os alunos, mas trazer uma lição sobre a manipulação de
pessoas.
Procedimento:
- Apresentem o fantoche e
perguntem para os alunos de que forma é utilizado este objeto.
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos digam
que o fantoche é manipulado com as mãos dentro do boneco ou é movido por meio
de cordões, dependendo do tipo apresentado.
Peçam que alguns alunos
manipulem o fantoche de várias formas e da maneira que desejarem.
- Depois, peçam para que 05
alunos fiquem diante da classe. Escolham 01 aluno e orientem que ele realize várias
ações e os outros 4 deverão imitá-lo.
Observem as imitações dos
alunos e também se alguém não vai aceitar a situação de se deixar manipular
pelo outro.
Agora, perguntem:
O que os 4 alunos acharam de
repetir as ações de uma pessoa, sem ter vontade própria?
Por que razão apresentar um
fantoche para vocês?
O que o fantoche e a situação
apresentada pelos colegas têm a ver com a história de Daniel?
Observem que os alunos
afirmam.
- Depois, falem: O fantoche
ganha movimento ou fala através da ação e vontade de quem o manipula. Não
possui vontade própria e sendo assim é manobrado por outrem. No sentido
figurado, chamar alguém de “Marionete”, refere-se a uma pessoa sem firmeza de
caráter e que aceita ser manipulado por outra pessoa.
- Falem, ainda: Daniel e seus
colegas passaram por uma situação na qual estavam sendo pressionados a adotar o
padrão de conduta pagã, quando cativos na Babilônia, para tanto eles estavam
sendo moldados conforme a orientação do rei de forma diferente da cultura
judaica, porém foram firmes e não aceitaram ser manipulados, como também tinham
uma vida de constante oração.
- Peçam para que um aluno leia
Dn 1. 8: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das
iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos
eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
- Depois, falem: Isto
aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E hoje, também acontece
conosco.
Nesse momento, falem sobre o
que o mundo nos oferece, que pode nos distanciar e modificar nosso
relacionamento com Deus. Enfatizem o cuidado de não deixarmos que sejamos
manipulados conforme os padrões mundanos.
- Falem sobre o resultado de
uma vida integra diante de Deus numa sociedade pagã e idólatra. Então, peçam
que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20 de forma compartilhada:
“Quanto a estes quatro jovens,
Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria;
mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E ao fim dos dias, em que o
rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de
Nabucodonosor.
E o rei falou com eles; entre
todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e
Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
E em toda a matéria de
sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez
vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu
reino”.
- Perguntem: Que resultados
também podemos obter quando decidimos permanecer fiéis mesmo diante dos apelos
do mundo?
Aguardem as respostas dos
alunos. Acrescentem outras se necessário.
- Para finalizar, leiam:
“Tende cuidado, para que
ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a
tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl
2:8).
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Muito boa idéia, vai ser muito didático com certeza, obrigado por compartilhar!!!
Felipe da Silva, muito obrigada por sua visita ao blog.
Que bom que gostou. Faça bom proveito.
Volte sempre!
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