Jovens: Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção
Lição 05: Proteção
contra a preguiça
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Proteção contra a
preguiça, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Bicho Preguiça”.
- Depois,
trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cuidado com a Preguiça
Objetivo:
Refletir
sobre a preguiça e o trabalho, através
do comportamento do bicho preguiça e da formiga.
01
despertador
Figura
do bicho preguiça
Figura
de formigas
Versículo
digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso;
olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Depois, perguntem:
Que
horas vocês se acordam?
Acordam
sozinhos?
Usam
o despertador?(mostrem um despertador, façam ele funcionar)
Alguém
fica chamando muitas vezes?
Que
atividades fazem durante o dia?
Aguardem
as respostas e anote-as no quadro ou cartolina, de forma objetiva.
-
Agora, apresentem a figura de uma preguiça e peçam para que os alunos falem
sobre o que eles conhecem sobre este bicho.
-
Em seguida, falem: A lição de hoje vai tratar sobre a preguiça(não o animal),
mas a falta de coragem para realizar as tarefas, dormir demais etc. que muitas
pessoas possuem.
Daí,
a razão por que o bicho preguiça nos traz alguns ensinamentos sobre a preguiça
que o ser humano pode apresentar.
-
Depois, mostrem a figura de várias formigas.
-
Perguntem: Vocês já observaram o comportamento das formigas?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que elas estão sempre em atividade,
trabalhando.
-
Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala sobre a formiga?
Depois,
apresentem o versículo digitado e colado em cartolina colorida: “Vai ter com a
formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv 6.6).
Peçam
para que os alunos leiam em conjunto, depois só as meninas, só os meninos e em
seguida novamente juntos.
-
Para concluir aula, peguem novamente o despertador e falem: Que esta aula
seja um despertador para vocês, quanto a
importância do tempo para dormir e também para realizar as outras tarefas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário