RSS

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo

Lição 04: Hedonismo: ser "feliz" a qualquer custo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

os e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Hedonismo: ser "feliz" a qualquer custo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do item 3 da lição “Renunciar a vontade pecaminosa da carne”, utilizem a dinâmica “Campo de Batalha”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Campo de Batalha

Objetivos:

Refletir sobre as obras da carne como resultado do Hedonismo, na realização de seus desejos na busca  da felicidade imediata.

Ressaltar o desenvolvimento do fruto do Espírito.

Promover mudança de comportamento.

Material:

Palavras digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne)

01 lixeira

Figuras casa e uma pessoa

01 rolo de fita adesiva

Papel ofício cortado

Procedimento:

- Leiam Gl 5. 17. 17:  “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”.

- Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.

- Apresentem as 16 obras da carne(Gl 5. 19 a 21) e as 09 partes do fruto do Espírito(Gl 5. 22). As palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras. Organizem as palavras em lados contrários, representando oposição.

- Falem:  Para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há uma solução neste campo de batalha.  Leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.

- Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne.

- Então, apresentem uma lixeira e peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na lixeira.

- Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar diariamente.

- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.

- Coloquem em lugar visível as figuras da casa e pessoa.

- Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas ou melhoradas tanto a nível pessoal e familiar.

- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes apontadas por eles, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.

Dessa forma,  as obras da carne não estarão presentes na vida do cristão, isto é,  na realização de desejos carnais na busca  da felicidade imediata,  como resultado do Hedonismo.

- Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: