Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 05: Relativismo ético
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Relativismo ético, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Doce ou Azedo?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Doce ou Azedo?
Objetivo: Refletir
sobre o Relativismo e enfatizar posicionamento do cristão tendo como parâmetro
a Palavra de Deus.
Material:
Balas
doces e azedas para cada aluno
01
prato descartável (para as balas doces)
01
prato descartável (para as balas azedas)
Antes da aula:
-
Retirem o papel das balas.
-
Coloquem as balas doces em 01 prato e as azedas em outro.
Na aula:
-
Distribuam para cada aluno 01 bala doce.
-
Peçam para que eles experimentem a bala e depois falem se é doce, azeda ou se
tem outra característica.
Aguardem
que todos emitam suas opiniões.
Observem
a certeza ou dúvida dos alunos quanto a característica da bala.
Pode
ocorrer opiniões divergentes e iguais.
-
Depois, distribuam para cada aluno 01 bala azeda.
Realizem
o mesmo procedimento já citado da bala doce.
-
Depois, perguntem qual das duas eles gostam mais.
Façam
este levantamento, escrevendo no quadro a quantidade dos que gostam da bala
doce, da bala azeda e também dos que gostam das duas.
-
A partir das respostas, exemplifiquem o relativismo de forma simples.
A
primeira bala que era doce: alguns confirmaram que realmente era doce outros
falaram mais ou menos. Da mesma forma a bala azeda. Aqui também encontramos
gostos relativos e individuais quanto a preferência da bala.
No
relativismo também é assim. As ideias,
as opiniões e argumentos são relativos, isto é, não há certo nem errado, todas
as opiniões são aceitas e respeitadas, pois não há parâmetro.
-
Depois, enfatizem a importância de posicionamentos conforme a ética do Reino de
Deus, que encontramos em sua Palavra.
-
Vejam o que a Bíblia afirma:
“Seja,
porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não... Mateus 5:37
Ai
dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz
trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” (Is 5:20).
Por
Sulamita Macedo.
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