Adolescentes: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Lição 11: Israel: O príncipe que lutou com Deus
Professoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Israel: O príncipe que lutou com Deus, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Semeadura e Colheita
Objetivo: Refletir
sobre o princípio da semeadura e da colheita, através do personagem
Israel(Jacó) que enganou e foi enganado, semeou mentira colheu também o engano.
Material:
01
cesta pequena com sementes variadas.
01
copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
-
Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
-
Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita. Estudamos sobre o
personagem Jacó que enganou e foi enganado. Semeou mentira colheu também o
engano.
-
Perguntem: Que tipo de sementes estamos semeando? O que estamos colhendo?
-
Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
-
Passem para os alunos a cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem
no máximo 05 unidades diferentes e coloque-as no copo.
-
Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações, representadas pelas
sementes, que eles desejam cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu
relacionamento com Deus e com o próximo.
-
Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
-
Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta
daquilo que estão plantando?
-
Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em
abundância em abundância também ceifará.”
-
Analisem ainda que há sementes que germinam com facilidade, mas há outras que
precisam de cuidados especiais para que brotem.
Depois
façam uma relação disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas
necessitam de maiores cuidados e tentativas para produzir frutos.
-
Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário