Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
Lição 11: Autenticidade Diante Das RiquezasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Autenticidade Diante Das Riquezas,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Dinheiro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Dinheiro
Objetivo:
Refletir
sobre o uso equilibrado do dinheiro.
Material:
01
saco do tipo metalizado de tamanho médio
-
Falem:
Contrair
dívidas de forma equilibrada e pagá-las, não há problema. Entretanto, o consumo
exagerado, sem limites, chegando ao endividamento pode causar sérios danos a
pessoa e sua família, como perdas de bens, bom convívio familiar, perda da
saúde etc.
- Em seguida, leiam: I Tm 6. 9 a11:
“Mas
os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas
concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça
alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas
tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o
amor, a paciência, a mansidão”.
-
Depois, apresentem um saco sem fundo, cortado de forma que os alunos não
percebam essa retirada(aconselho aquele tipo de saco metalizado para presente,
cortem a borda que fecha o saco – façam isto em casa, antes da aula).
-
Peguem uma cédula de 20, 00 reais ou de outro valor, mostrem para a turma e
solicitem que um aluno se ponha de pé diante da classe e coloquem a nota de
20,00 reais dentro do saco.
Segurem
o saco de forma que não apareça a parte de baixo aberta. O que vai acontecer? A cédula vai cair no
chão, passando pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).
Isto
vai causar surpresa e alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado
dentro do saco.
Repitam
a operação e depois leiam Ageu 1.6: “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis,
porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém
se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário