Pré-adolescentes: A Segunda Vinda de Cristo e o Mundo Vindouro
Lição 11: O Julgamento Final
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Julgamento Final, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Destino Final”.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Destino Final
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o destino final dos mortos.
Envelopes
de 02 cores(uma cor para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)
Papel
com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel
com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão
estar fechados.
Dentro
da metade dos envelopes deve estar a expressão “Vida eterna” e na outra metade
“Perdição eterna”.
-
Os alunos devem escolher um dos envelopes.
-
Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida
eterna” e outro “Perdição eterna”.
-
Em seguida, leiam:
“Porque
Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo
aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
-
Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem O aceita e vive de acordo com a
Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas, aqueles que não o aceitam e
vivem em conformidade com o mundo terão a perdição eterna.
-
Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele,
aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por
aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha
acertada!
-
Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02
envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou
rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a
eternidade.
-
Para concluir, leiam:
“Então
dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí
por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt
25:34).
“Então
dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Por
Sulamita Macedo.
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