Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 11: Dominações e ExílioProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Dominações e Exílio, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Cativeiro”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Cativeiro
Objetivo:
Contextualizar o tema do cativeiro do povo hebreu com a situação difícil que
passam os alunos.
Material:
Correntes
confeccionadas com papel
-
Falem: Acabamos de estudar sobre o cativeiro e exílio do povo hebreu.
-
Falem: Muitos crentes vivem também um
cativeiro, preso a diversas dificuldades.
Neste
momento coloquem a corrente de papel em vários alunos, simbolizando o cativeiro
– a dificuldade a que estão presos.
-
Perguntem:
Qual
o seu cativeiro?
Quem
ou o que está lhe escravizando?
Seria
interessante que alguns alunos relatassem sobre “seu cativeiro”.
-
Falem: Foi no cativeiro que o povo hebreu retomou a comunhão com o Senhor.
Posteriormente, foi liberto do opressor, este fato é uma forma de entendermos
que Deus intervém na história.
-
Falem: Deus também pode intervir na história de sua vida e libertá-lo daquilo
que vem lhe oprimindo.
-
Depois, leiam:
“Tenho-vos
dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom
ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas
são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
-
Perguntem: Quer ser liberto?
Confie
na providência divina.
Agora,
peçam para que os alunos arrebentem as correntes, simbolizando a esperança de
libertação.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário