O professor da EBD deve estar preparado à nível espiritual, teológico, secular e pedagógico.
O professor deve se prepar espiritualmente, através da oração, do jejum, da leitura bíblica, de forma sistemática. Vejamos alguns exemplos do mestre Jesus:
“... Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar...” Mt 26.36
“E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites...” Mt 4. 1 e 2
É muito importante também a preparação teológica. Prepara-se para dar aula! Leia pelo menos duas vezes a lição e procure em livros, periódicos e sites confiáveis, outros subsídios sobre o tema da aula.
“E Jesus, respondendo-lhe, disse-lhe: Vai-te, satanás, porque está escrito...” Lc 4.8
“...e quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito...” Lc 4. 16 e 17
Enfatizo também a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Não perca as oportunidades: participe de congressos, de conferências, de reuniões pedagógicas etc. Leia bons livros pedagógicos.
“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria... E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas”. Lc 2. 40 e 47
“Quando vieres, traze a capa... e os livros, principalmente os pergaminhos”. II Tm 4.13
Enfim, ao preparar a aula, lembre-se de pedir ajuda ao Espírito Santo: “O Consolador vos ensinará...” Jo 14.26
Posteriormente, ainda dentro da preparação pedagógica, vou orientá-los quanto à escolha de métodos de ensino para as lições bíblicas.
1 comentários:
Amei o que você falou sobre o professor ter uma atitude de aprendiz,eu me encontro nessa posição,meu esposo e eu estamos com a responsabilidade de conduzir a EBD de nossa Igreja,ainda não havia EBD,precisamos de orientações.
Postar um comentário