RSS

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dinâmica: A Estrela Verde

Objetivo: Refletir sobre a esperança diante das adversidades.

Material: texto para oito pessoas, 06 estrelas( 01 branca, 01 prateada, 01 dourada, 01 vermelha, 01 verde e 01 azul) e estrelas verdes para cada aluno da classe.


Procedimento:
- Escolham 08 pessoas e distribuam o texto abaixo para cada uma: 06 pessoas para representar as estrelas, 01 para representar o anjo e 01 para ser o narrador.

- Orientem para a sequencia das falas. Se houver tempo, antes da apresentação, passe a fala de cada personagem.

Narrador: Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, douradas, vermelhas, azuis... Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:

(6 pessoas entram segurando estrelas nas cores branca, prateada, dourada, vermelha, verde e azul)

Estrela 1: Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.
Narrador: Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas, como são vistas e podem descer à Terra.

(As pessoas com as estrelas saem)

Narrador: Conta-se que naquela noite, houve uma linda noite de estrelas. Algumas se alinharam nas torres altas das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos, outras se misturavam nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.

(Cinco pessoas com as estrela entram, com exceção da verde)

Narrador: Por que vocês voltaram? Perguntou Deus à medida que elas chegavam ao céu.

Estrela 2: Senhor, não foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência. Muita maldade e injustiça...

Narrador: E o Senhor lhes disse: Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que cai, daquilo que morre, onde nada é perfeito. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece.

Narrador: Depois que chegaram todas as estrelas, conferindo seus números, Deus falou: Mas está faltando uma estrela, perdeu-se no caminho? E um anjo que estava perto respondeu:

Anjo: Não Senhor, ela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há o limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor...

Narrador: Mas que estrela é essa? Perguntou o Senhor.

Anjo: É a ESPERANÇA, Senhor. A estrela verde. A única estrela desta cor.

Narrador: E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. Havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.
( A Esperança entra e entrega uma estrela verde para cada participante)

Para concluir, leiam: "Bem-Aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus. " Sl 146.05

Autor Desconhecido
Texto adaptado para dinâmica por Sulamita.

2 comentários:

luci disse...

Sulamita ,li esse texto a um tempo atrás , fiquei apaixonada por ele e sempre que possível utilizo-o .Da última vez acho que o perdi , fiquei maluca procurando-o no meio das minha coisas , e nada achei. Foi aí que tive a idéia de procurá-lo na Net , e graças a vc consegui . Obrigada por ter me devolvido o texto perdido .P.S.Tenho uma irmã por parte de mãe que tem o sobrenome Macêdo , será parentesco rsrsrsrsrs . Muito obrigada querida !!!!!!

Unknown disse...

Amei o texto trabalhei na reunião de professores..