RSS

terça-feira, 11 de maio de 2010

Dinâmica: O Guia

Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.

Material: uma venda

Procedimento: - Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego,para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Depois vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

4 comentários:

Regina disse...

A paz amada! Muitas das vezes temos deparado com falsos ensinadores, que estão guiando ovelhas por caminhos errados,como esta dinâmica. Parece que as pessoas estão com os olhos vendados e não percebem a ilusão dos ensinos. Que Deus tenha misericórdia de nós, para não entrarmos em caminhos erraos. Deus te abençõe.

Anônimo disse...

Olá irmã Sulamita.suas dinâmicas tem ajudado muito nas aulas da escola dominical,percebo que os alunos estão mais participativos na aula e também gostando muito. Que Deus continue lhe abençoando.

ESCOLA B. DOMINICAL disse...

Irmã Sulamita, que Deus continue te abençoando de forma poderosa.
sua colaboração tem sido de grande relevância para melhorar a nossa querida EBD, é exatamente disso que precisamos.
INOVAR PARA MELHORAR.

UM abraço fraternal.

Unknown disse...

Olá Ir. estou conhecendo agora o seu trabalho , gostei muito do texto do passarinho usei na minha classe.Deus te abençoe. Sou do Rio e já estive nesta cidade.Meus parabéns