Objetivo: Refletir sobre a utilização da prosperidade no sustento pessoal, no Reino de Deus e ajuda ao próximo.
Material: uma corda, palavras digitadas: CONSUMO, CONSUMISMO, VOCÊ.
Procedimento:
- Falem para os alunos sobre uma brincadeira por nome “cabo de guerra”, que consiste em duas equipes segurar uma corda, cada uma numa extremidade oposta, vencendo aquela que puxar a outra até que ultrapasse a marca traçada no chão, equivalendo a metade da corda.
. Escolham dois alunos para puxar a corda, um de cada lado.
. Coloquem de um lado da corda a palavra “CONSUMO” e do outro lado “CONSUMISNO”.
. No meio da corda, coloquem a palavra “VOCÊ”.
- Marquem a metade da corda, com um traço no chão ou utilizem um objeto para esta demarcação.
- Falem apontando para o cabo de guerra: Nós somos bombardeados diariamente com apelos da mídia ou outros meios, que procuram convencer-nos em adquirir algo que muitas vezes nem precisamos, tornando-nos consumistas, e muitas vezes comprar além do que cabe no nosso orçamento ( nesse momento, peçam para que o aluno que está a corda onde está a palavra CONSUMISMO puxe a corda até ultrapassar a metade marcada no chão, demonstrando a ultrapassagem do limite).
Por outro lado, também há o bom senso na realização das compras, atendendo as nossas necessidades ou mesmo investimento em algo e no reino de Deus, caracterizando o consumo com equilíbrio, responsável e consciente( agora o aluno que estiver segurando a corda onde está a palavra CONSUMO, deverá puxar a corda até a marca do meio).
- Depois, reflitam com os alunos sobre a utilização da prosperidade para o sustento pessoal, para o reino de Deus e para ajudar ao próximo.
- Para concluir, leiam I Co. 4. 2: “Além disso requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário