Lição 13: Salmos falam de Adoração
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem do tema aula: Salmos falam de Adoração.
- Trabalhem o conteúdo da lição, através destas perguntas:
COMO DEVEMOS ADORAR?
POR QUE ADORAR A DEUS?
QUANDO ADORAR?
Estas perguntas podem ser digitas e coladas em cartolina uma de cada cor, isto é, para cada pergunta uma cor diferente. Fica um visual bonito e chama a atenção dos alunos.
Procurem primeiro buscar as ideias dos alunos e, em seguida, vocês apontam outras informações e corrijam se necessário.
- Depois utilizem a dinâmica “Escritores em Ação”.
- Apresento algumas sugestões para o encerramento do trimestre.
1 - Solicitar aos alunos que lembrem das várias curiosidades sobre o livro de Salmos, como:
- Maior livro da Bíblia com 150 capitulos
- O livro de Salmos contém o menor capítulo da Bíblia: 117 com apenas dois versos.
- O livro de Salmos contém o versículo central da Bíblia: 118.8
1 - Solicitar aos alunos que lembrem das várias curiosidades sobre o livro de Salmos, como:
- Maior livro da Bíblia com 150 capitulos
- O livro de Salmos contém o menor capítulo da Bíblia: 117 com apenas dois versos.
- O livro de Salmos contém o versículo central da Bíblia: 118.8
2 – Elaborar um acróstico com a palavra SALMOS, falem antes que o salmo 119 é formado por um acróstico com as letras do alfabeto hebraico.
S altério de Israel
A doração a Deus
L ouvores em forma de poesia
M aior livro da Bíblia
O rações cantadas
S inceras orações
3 - Lançar um desafio para os ouvintes: recitar um salmo corretamente.
O rações cantadas
S inceras orações
3 - Lançar um desafio para os ouvintes: recitar um salmo corretamente.
4 – Organizar os alunos em grupos e solicitar que apresentem um salmo fazendo mímicas para os colegas descobrirem sobre qual salmo eles querem comunicar.
5 - Encerrar cantando um hino que fale sobre um salmo, de preferência com vários tipos de instrumentos, antes, porém, leia o salmo 150.
Organizem bem o tempo de aula. Aconselho que vocês escolham algumas indicações para realizar, pois creio não o tempo de aula é curto para executar todas as sugestões aqui apresentas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Escritores em Ação
Objetivo: Finalizar o estudo sobre o livro de Salmos, com uma atividade prática.
Material: Bíblia – Salmo 9.
Procedimento:
- Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no Salmo 9.
- Leiam o Salmo 9 e apontem os motivos pelos quais Davi estava louvando a Deus e sua atitude no momento de adoração, como:
Abrir seu coração (V1)
Alegrar-se e louvar (V2)
Reconhecer que Deus nos defende (V 3 a 5)
Confiar que temos refúgio em Deus (V9)
Expressar confiança no Senhor (V 11)
Pedir misericórdia a Deus (V 13)
Regozijar-se na providência divina (V 14,16).
- Agora, perguntem: E nós, que expressões poderíamos também falar para louvar e adora a Deus?
- Em seguida, elaborem um Salmo coletivo de louvor e adoração a Deus, com ajuda dos alunos. Utilizem o quadro ou cartolina para que todos os alunos vejam as expressões que estão sendo escritas para a composição do Salmo.
- Para concluir, todos os alunos devem ler o salmo de forma compartilhada.
- Se possível, na aula seguinte, distribuam o salmo elaborado para cada aluno.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário