Currículo do Ano 3 – O Sentido da Vocação Cristã
Lição 01: Qual a Minha Vocação? Eis a Questão!
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Para introduzir o tema da lição, perguntem para os alunos quais as atividades da igreja que eles podem exercer.
Aguardem as respostas e escreva-as no quadro ou cartolina.
- Depois falem sobre a vocação para o serviço e a também a vocação ministerial.
- Em seguida, perguntem acerca das profissões que eles admiram ou desejam exercer profissionalmente.
Aguardem as respostas e certamente vocês vão constatar que uma boa parte dos alunos ainda não sabe que profissão escolher. Mas, mesmo assim, é interessante que vocês falem da importância de se ter visão de futuro. Depois, falem da vocação profissional.
- Para finalizar, enfatizem que cada um dos seus alunos tem uma função no corpo de Cristo. Em seguida, utilizem a dinâmica “O Boneco”.
Observação: A “Conclusão” apresentada para esta lição, na revista, não é diz respeito a ela e sim a lição 01 do trimestre passado, cujo tema abordado foi sobre Salmos.
Dinâmica: O Boneco
Objetivo: Refletir sobre a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo e a importância do serviço de cada membro para que haja unidade.
Material:
Para o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar, conforme descrição abaixo:
Folha 01: Cabeça
Folha 02: Pescoço
Folha 04: Braço direito
Folha 05: Braço esquerdo
Folha 06: Mão direita
Folha 07: Mão esquerda
Folha 08: Perna direita
Folha 09: Perna esquerda
Folha 10: Pé direito
Folha 11: Pé esquerdo
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para o grupo 01:
- Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para o grupo 02(com 11 pessoas):
- Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam separados.
- Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
2 – Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 – Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem: Por que são diferentes?
O Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade para o desenvolvimento do trabalho. O Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam de forma coletiva.
Quais conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo, onde cada um exerce sua função.
4 – Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
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