Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Sentido da
Vocação Cristã
Lição 09: Chamado para Servir
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes
sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a
semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem
falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com
seus alunos.
- Falem dos objetivos da aula, que estão contidos na lição. Afirmem que
nesta lição vamos estudar sobre a mordomia.
- Procurem definir a palavra Mordomia, a partir das ideias dos alunos.
- Iniciem o estudo sobre Mordomia, distribuindo 01 tabloide de
propaganda de uma loja para cada aluno.
Falem: Vamos trabalhar com uma situação hipotética: faz de conta que
vocês ganharam 1.000,00 reias e vocês vão comprar objetos deste tabloide.
Estipulem um tempo e em seguida, perguntem: O dinheiro foi suficiente para as compras? Havia necessidade de comprar
todos os objetos?
- Escolham 02 alunos, um que teve cuidado com as compras e o outro que
se excedeu e peçam para que falem sobre a situação vivenciada. Em seguida
afirmem, devemos ter cuidado com o uso do dinheiro, isto retrata a Mordomia
Financeira.
- Trabalhem o conteúdo
da lição, isto é, os demais tipos de Mordomia, de forma participativa.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Tempo e Eu!”, que possibilitará
a reflexão sobre a Mordomia do Tempo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo e eu!
Objetivos:
Refletir sobre a mordomia do
tempo.
Enfatizar a importância da
organização do tempo destinado aos estudos, a leitura e estudo da Bíblia, a
oração e comunhão com Deus.
Material: 01 desenho de relógio grande, 01 borracha e lápis grafite
para cada aluno.
Procedimento:
- Perguntem: Como vocês estão
organizando o tempo?
- Entreguem para cada aluno uma
figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as
atividades que executa por dia.
- Perguntem:
Quais as ações que demandam mais tempo?
Quanto tempo está destinado para
os estudos?
Quanto tempo para o serviço do
Reino de Deus? E para a oração? E para os cultos?
Qual foi tempo destinado para a
leitura e estudo da Palavra de Deus?
- Falem: Quais as ações são
prioritárias?
Temos muitas ocupações, mas
precisamos reservar um tempo de qualidade para os estudos e também para buscar ao Senhor. O que
precisamos modificar no nosso relógio?
- Entreguem a borracha e o lápis
grafite e solicitem para que reorganizem o tempo destinado aos estudos, leitura bíblica, oração, aos cultos e para o
serviço no Reino.
- Para finalizar, leiam:
“Tudo tem seu tempo determinado e há tempo
para todo o propósito debaixo do céu”. Pv 3.1
“Ensina-nos a contar os nossos
dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Sl 90.12
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
A Paz do senhor
Quero agradecer a Deus em primeiro lugar e em segundo vc que no domingo que passou usei uma de suas dinâmicas com os jovens e foi uma benção para gloria de Deus
Queri deixar uma dinâmica para acrescentar mais o seu trabalho e os demais que acessam o seu blog.
Pular corda
Leve uma corda de um tamanho para que possa fazer um brincadeira de pular corda,em primeiro lugar vc dá um treino pra ver quem sabe mesmo pular corda e ai depois vc faz a seguinte missão,escolha um versículo da Bíblia e mande que vai pular a corda decorar aquele versículo e depois mande ele pular corda e quando ele estiver pulando mande que cite o versículo pra todo mundo ouvir,é muito engraçado raramente alguém consegue citar o versículo,e depois pergunte o que eles entenderam.Moral da História,decorar o versículo é muito facíl eu quero é na prática na hora da tribulação que simboliza o pular corda.
Sergio Braga, muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz ao saber que você está utilizando as sugestões deste blog e que está dando certo.
Gostei da sugestão da dinâmica!
Postar um comentário